Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 1 de maio de 2025
JI - PARANÁ, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, nesta quarta-feira (30/4), perante o Tribunal do Júri, a condenação de um homem pelos crimes de homicídio qualificado e homicídio qualificado na forma tentada, no município de Ji-Paraná. O réu foi sentenciado a 28 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado.
O julgamento, iniciado às 8h30 de terça-feira e encerrado por volta da 1h da madrugada desta quarta - uma duração de mais de 16 horas -, contou com a atuação da Promotora de Justiça Jovilhiana Orrigo Ayricke, que sustentou a tese de homicídio qualificado, com base nas qualificadoras de motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, em maio de 2023, após ingerir bebida alcoólica durante uma festa, o denunciado seguia de carro para casa na companhia de dois homens, quando teve sua arma de fogo desmuniciada por um deles.
Ao chegar ao destino, a primeira vítima devolveu a arma ao réu, que, contrariado com a atitude, efetuou disparos contra ela, causando sua morte no local. Em seguida, também atingiu a segunda vítima, que, apesar de ferida, conseguiu fugir e sobreviveu ao ataque.
O Conselho de Sentença acolheu integralmente os argumentos apresentados pelo Ministério Público, resultando na condenação do acusado pelos dois crimes.
Polícias - Durante o julgamento, o trabalho da Polícias Militar (PM), Civil (PC) e Politec foi elogiado pelo Ministério Público, que destacou a atuação das instituições na apresentação de provas que embasaram a condenação.