Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 9 de maio de 2025
DISTRITO DE CALAMA, RO - No quarto dia de atendimentos da 9ª etapa do MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Unificado (CAOP-UNI), com apoio de parceiros, oferece atendimentos à população do Distrito de Calama, no Baixo Madeira, nesta quinta-feira (8/5), na Escola Estadual General Osório.
A moradora do Distrito de Calama, Franciele Borges Nascimento, está no oitavo mês de gestação e aproveitou as ações do MP Itinerante para providenciar o auxílio-maternidade e a atualização do aplicativo que simplifica o acesso a serviços bancários e a benefícios sociais. “Facilita demais para a gente porque precisamos do transporte de barco. Eu já estava preocupada em atualizar meu ‘Caixa Tem’ e, graças a Deus, vocês vieram para resolver nossa situação”, finaliza a jovem mãe.
A analista tributária da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin), Eliete Silva, já residiu no Distrito de Calama e retorna pela primeira vez participando do projeto MP Itinerante. “Para mim, é uma sensação muito boa porque vou me encontrar com aquelas pessoas que têm receio de ir a uma secretaria para fazer o cadastro de produtor rural e até mesmo o cadastro como microempreendedor individual, e comigo elas terão liberdade para conversar”, reforça Eliete.
Durante a ação, são disponibilizados os serviços de atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, do ID Jovem e do documento para pessoas autistas, como explica a educadora social Shaian do Carmo Bastos, da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf). “A iniciativa do MP Itinerante é muito boa porque conseguimos alcançar nosso objetivo de oportunizar o maior número de atendimentos às pessoas”, diz Shaian.
Além das ações na escola, são realizadas fiscalizações em ambientes escolares; vistorias a estabelecimentos de segurança pública; visitas domiciliares; palestras para jovens sobre prevenção ao uso de drogas e álcool e sobre políticas públicas da infância e juventude; acompanhamento do trabalho desenvolvido por associações locais; distribuição de mudas de árvores; atividades de educação de trânsito com sorteios de brindes, entre outras.
As atividades continuarão até sexta-feira (9/5), no mesmo local, das 8h às 17h. Com o MP Itinerante, o Ministério Público de Rondônia reafirma, mais uma vez, o compromisso de garantir os direitos dos cidadãos de forma eficiente e acessível.