Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025
Com uma vida dedicada a levar alimento para a casa de tantas pessoas, o produtor rural Romildo Sholder, de 60 anos, encontrou amparo no governo de Rondônia para conquistar a aposentadoria rural. A entrega da carta de concessão de aposentadoria por idade foi feita durante a solenidade de inauguração do novo prédio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), no dia 10 de julho, em Alta Floresta d’Oeste.
Produtor rural recebe carta de concessão de aposentadoria por idade
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a conquista faz parte do compromisso do estado em transformar dificuldades vivenciadas pela população em serviços e ações que superem esses desafios. ‘‘Rondônia deve muito aos agricultores rurais, que perseveram em fazer prosperar as cadeias produtivas, gerando alimentação para tanta gente, além de ajudar no desenvolvimento do estado, e o governo de Rondônia decidiu oferecer mais esse serviço para auxiliá-los nesta jornada rumo aos benefícios previdenciários, que são direitos garantidos.’’
COMO ERA E O QUE MUDOU
Os benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio maternidade e auxílio doença são de responsabilidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Mas, para auxiliar os produtores rurais diante da dificuldade de buscar esses direitos, de forma espontânea, extensionistas sociais e rurais da Emater-RO, já auxiliavam, desde 2020, os agricultores familiares, mas esse auxílio ganhou um capítulo especial esse ano: o governo de Rondônia, por meio da Emater-RO, de forma pioneira, firmou em abril deste ano, cooperação técnica com INSS.
Agora não é mais por espontaneidade, mas um serviço incorporado às atribuições da Emater-RO, que tem como principal missão levar políticas públicas de desenvolvimento das cadeias produtivas aos agricultores familiares.
No caso do produtor rural Romildo Sholder, foi a extensionista social Ana Cleia Ferreira da Silva, que explicou que ‘‘é a Emater quem realiza o requerimento de acesso aos benefícios da previdência social ao INSS, e assim o produtor rural não precisa mais gastar, muitas vezes até quatro salários, para contratar um profissional para realizar esse serviço de intermediar a solicitação do benefício. Isso é inédito em Rondônia e outros estados já fizeram contato para replicar a iniciativa.’’
A extensionista social Ana Cleia destacou a alegria de ajudar os produtores rurais
Dependendo do benefício, a extensionista social destacou que a solicitação é feita pela manhã no sistema disponível por meio da cooperação, e já à tarde o benefício está disponível, como é o caso de auxílio-maternidade. Casos mais complexos como da aposentadoria também estão tendo celeridade. A aposentadoria do produtor rural Romildo Sholder foi liberada em dois meses. ‘‘Ficou muito rápido com o Termo de Cooperação e ficamos muito felizes em poder ajudar’’, disse.
MAIS AMPARO E DIGNIDADE
O produtor rural falou da importância da assistência a benefícios previdenciários ter se transformado em mais um serviço do governo, desenvolvido por meio da Emater-RO. ‘‘A Ana sempre prestou assistência para nós, é mais do que uma extensionista é uma amiga. Quero agradecer a Emater e ao governo por todo esse tempo que a gente sempre foi bem assistido e agora na aposentadoria também.’’
A esposa do produtor rural, Norma Letting, de 56 anos, também foi beneficiada pela iniciativa do governo de Rondônia. ‘‘A gente tinha um receio se daria certo, mas graças a Deus correu tudo bem, a Emater ajudou e saiu bem rápido a minha aposentadoria, fiquei muito feliz’’. O casal de produtores rurais, como a maioria dos produtores de Alta Floresta d’ Oeste, investem na cafeicultura, mas também combinam outras produções como: banana, cacau e piscicultura.