Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 19 de julho de 2025
A Gerência de Arrecadação da Secretaria de Fazenda (Semfaz) de Ji-Paraná alertou esta semana os contribuintes que deixaram de quitar o Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), deste ano em cota única, vencido no último dia dez. O mesmo alerta foi direcionado para quem também deixou de pagar a primeira parcela, que venceu no último dia 14.
Para a gerente Juliana Landim, a Secretaria disponibiliza diversos canais para a efetuação do pagamento com o carnê físico e os canais eletrônicos como o site da própria prefeitura. Segundo ela, ainda não existe a possibilidade de uma possível prorrogação para a referida quitação. Sobre algumas reclamações de pessoas que não teriam encontrado o desconto anunciado, este não constava na cota da coleta de lixo. Sobre as parcelas de agosto, setembro e outro, o interessado que não recebeu carnê físico deve usar o aplicativo Chatbot (99218-4334 - via WhatsApp).
Já quem possui dívidas de anos anteriores, podem ser parceladas em até 24 vezes. Em caso de não quitação do débito o contribuinte pode ter seu nome inscrito na lista da dívida ativa do município, ou seja, a conta poderá ser cobrada judicialmente, com restrições no CPF ou CNPJ do responsável do imóvel. As consequências podem ser: penhora e perda do imóvel. O município, conta atualmente com 63 mil imóveis cadastrados.