Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 1 de agosto de 2025
No último fim de semana, foram realizados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, mais dois casamentos comunitários, desta vez na região Cone Sul do estado. As cerimônias, que integram a operação Justiça Rápida Itinerante, ocorreram em Colorado do Oeste e Cerejeiras.
Colorado
Na sexta-feira (25) à noite, o casamento aconteceu na Escola Paulo de Assis Ribeiro, em Colorado. Dos 14 casais inscritos, incluindo do município de Cabixi e os da sede da comarca, 13 participaram da cerimônia.
Cada casal foi recebido e convidado a fazer fotos no painel de recepção decorativo. A seguir, fizeram sua entrada em sequência no tapete vermelho, ao som da marcha nupcial, com as famílias, padrinhos e madrinhas compondo a plateia.
Veja as fotos do casamento em Colorado
A juíza coordenadora desta etapa da operação, Fani Angelina de Lima, da comarca de Vilhena, falou aos casais sobre a importância da cerimônia: “O casamento civil é mais do que uma celebração, é a porta de entrada para diversos direitos fundamentais que todo casal merece ter”, citando as variadas situações de acesso a direitos facilitados a partir do casamento, como benefícios sucessórios e previdenciários garantidos, decisões médicas e acesso a programas habitacionais.
Os pastores Valteir da Cruz Monte, da Igreja Presbiteriana do Brasil, e Edvaldo Gonzaga, da 1ª Igreja Batista de Colorado, abençoaram os casais. Logo após, houve o momento da troca de alianças e, ao final, cada casal foi chamado à frente para receber sua certidão.
Representante da prefeitura de Colorado, a chefe de gabinete Neurivan Almeida destacou em sua fala a variedade da idade dos casais, tanto jovens como mais maduros. Dois desses casais jovens eram formados pelos irmãos Maria Andrelina e Leonardo da Silva, que se uniram a seus respectivos cônjuges Natiel Henrique e Camila Vitória.
“Conheci a minha esposa por causa do meu cunhado, porque a gente trabalha no mesmo lugar há três anos, comecei a visitar a casa dele e assim que ele começou o casamento dele também, a gente teve apoio dos familiares e finalmente está podendo dar início a uma família”, diz Natiel. Camila conta que estavam procurando a oportunidade de casar e aproveitaram a chance do casamento comunitário, que é gratuito para os casais. “Eu não esperava isso tudo, para mim foi um momento muito maravilhoso poder casar com meu esposo de verdade, no papel”, comemora.
Cerejeiras
Na Associação Empresarial de Cerejeiras, no sábado (26) de manhã, 30 casais estiveram presentes dos 51 pré-inscritos da cidade, além de Pimenteiras do Oeste, Corumbiara e Distrito de Vitória da União (os ausentes recebem as certidões posteriormente). Entre eles, o que está junto há mais tempo e converteu a união estável em casamento: Silas e Maria Emília, unidos há 45 anos. “Para nós é uma honra hoje esse dia feliz e tão esperado, a gente lutou tanto para chegar a esse dia”, afirma Silas. “Tinha uma pendência no meio que era um divórcio, mas consegui e desde esse dia a gente correu atrás para fazer isso”, completa.
A prefeita de Pimenteiras, Valéria Marcelino Aparecida Garcia, esteve na cerimônia e foi madrinha de um dos casais de sua cidade. “Quero agradecer aqui a toda a equipe da nossa Justiça Itinerante, que há dias vem realizando esse trabalho, fazendo essa busca e sonhando junto o sonho desses casais, isso para nós é muito importante e de extrema gratidão”, pontuou.
Veja as fotos do casamento em Cerejeiras
Os casamentos contaram como parceiros, em relação à parte documental, com os cartórios extrajudiciais de Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara, além do auxílio das prefeituras de Colorado, Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara.