Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 1 de setembro de 2025
RONDÔNIA - Em um esforço contínuo para combater a violência contra a mulher, o Núcleo Psicossocial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (NUPS) participou do evento "Com Elas no Beira Rio Cultural". A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf) de Ji-Paraná, fez parte da 30ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, dentro da campanha Agosto Lilás.
O encontro, realizado no dia 26 de agosto, reuniu profissionais da rede socioassistencial e a sociedade do município para reforçar a luta pelo fim da violência. Além das palestras, o evento incluiu um momento de ginástica para as participantes, com Júlia Medeiros, que compartilhou sua experiência: “Eu gosto demais desse momento de ginástica para nós, me ajuda muito, é outra vida”.
A advogada Patricia Rigotti destacou que o evento vai além da conscientização de um único mês. “É um chamado à coragem, à certeza de que nós mulheres, unidas, podemos ir além e podemos fazer a diferença no nosso meio, na nossa comunidade”, afirmou.
Regiany Martins Costa Viana, assistente social coordenadora do NUPS em Ji-Paraná, ressaltou a importância de eventos como esse para fortalecer a rede de proteção e incentivar as vítimas a buscar ajuda e romper o silêncio. "O NUPS tem uma missão importante ao compor essa rede de proteção",disse.
A 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma das ações do Poder Judiciário de Rondônia para priorizar o combate à violência e a proteção das mulheres, celebrando o aniversário da Lei Maria da Penha com a campanha Agosto Lilás.