Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 16 de setembro de 2025
A Justiça de Rondônia está na Ponta do Abunã, região de comunidades e distritos ao longo da BR-364, próximos à divisa com o Estado do Acre. São 101 casos agendados apenas para o primeiro dia de trabalho, nesta segunda, 15 de setembro, em Nova Califórnia, que está a 360 quilômetros da sede da comarca de Porto Velho. O atendimento é gratuito e feito com a parceria da Defensoria Pública do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.
Além de Nova Califórnia, a operação da Justiça também atenderá às pessoas de Extrema (16), Aldeia Indígena Kawapu (17), Vista Alegre do Abunã (18) e Abunã (19), em mais de 470 audiências agendadas para esses dias. Sob a coordenação do juiz de Direito Pedro Sillas de Carvalho, o atendimento desta segunda-feira é na escola Professora Maria Jacira Feitosa. No pátio, as pessoas aguardam serem chamadas para a sala onde são feitas até seis audiências de forma simultânea. Até quem não está na localidade consegue participar, em situação que a outra parte do processo é contatada via internet e participa da audiência por vídeo chamada. É o caso da comerciante Welyton de Souza, que buscou na Justiça Rápida uma solução para as dívidas que resultaram das vendas que faz na comunidade. Algumas pessoas se mudaram, mas, mesmo assim, as audiências foram realizadas e os acordos para pagamento foram firmados.
Já Maria do Socorro veio até a escola porque não foi emitida no tempo correto a certidão de óbito da mãe. Com os documentos necessários, ela conseguiu a ordem judicial para que o cartório emita a certidão de forma tardia. Outras pessoas, no entanto, vêm à Justiça Rápida para buscar atendimento de parceiros, como Alfredo Berkembrock, que conseguiu emitir um novo título de eleitor.
Quem também atua durante a Justiça Rápida é o Núcleo Psicossocial, que realiza atendimento auxiliares aos casos que necessitam da intervenção de psicólogos e assistentes sociais forenses. Além disso, elas fazem palestras e visitas domiciliares de acordo com as demandas apresentadas na comunidade. O Ministério Público do Estado também atua na operação, de forma remota.