Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 19 de fevereiro de 2026

MACHADINHO DO OESTE, RO - A Sedam confirmou nesta quinta-feira (19) a morte de um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de Machadinho d’Oeste (RO). O animal morreu na terça-feira (17), em Porto Velho, depois de cinco dias de tratamento.
Com cerca de três meses de idade, o filhote foi localizado por um morador da região. Segundo a secretaria, a onça estava sozinha e em estado grave, com apatia, desidratação severa e desnutrição.
Após o resgate, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Universidade Federal de Rondônia, onde passou por exames clínicos e laboratoriais que apontaram índices muito abaixo do ideal.
Avaliações de ultrassonografia e raio-X indicaram ausência de fezes no intestino, sugerindo que o filhote estava há mais de uma semana sem se alimentar.
A equipe veterinária diagnosticou micoplasmose, doença que compromete as células sanguíneas. O tratamento costuma levar cerca de cinco dias para começar a apresentar resposta mais efetiva, mas o avanço do quadro tornou o tempo insuficiente.
Na tentativa de reverter a situação, foram feitas transfusões de sangue em dois dias consecutivos, além de monitoramento e cuidados intensivos durante 24 horas.
Apesar das medidas adotadas, o filhote não resistiu.