Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PIMENTA BUENO RO - O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia Walter Waltenberg Silva Júnior, visitou, informalmente, na quarta-feira, dia 18, a Unidade Prisional de Pimenta Bueno, acompanhado da juíza Roberta Macedo e o empresário Euflávio Ribeiro, sócio do Grupo Cairu.
Waltenberg conversou com diversos reeducandos do regime fechado, admirado com o trabalho de confecção manual de rodas de bicicleta. Alguns deles reeducandos já trabalham na unidade há vários anos.
Para um dos reeducandos, que preferimos não identificar, "ter o que fazer, e terminar o dia cansado e dormir bem é tudo que precisamos. Com o dinheiro que recebemos ajudamos na manutenção da família, e isso nos enche de orgulho, enquanto nos preparamos para voltar à sociedade em liberdade”.
O projeto visitado passará por modernização e ampliação nos próximos meses, mediante convênio entre o grupo Cairu e o Tribunal de Justiça de Rondônia, responsáveis pela obra, somente aguardando autorização da Secretaria de Justiça.
O Ciclo-Cairu abrange cerca de 80 reeducandos do regime fechado, sendo um dos maiores projetos de trabalho interno de reeducandos do Estado de Rondônia.
Para Waltenberg, projetos como esse, acrescidos da fábrica de bloquetes e a Fazenda do Futuro "evitam a oferta do reeducando às organizações criminosas, preservam sua dignidade enquanto ser humano e o habilita à reinserção ao conjunto da sociedade livre, tornando-o produtivo e motivo de satisfação para seus familiares".
O presidente destacou ainda a adesão da Secretária Etelvina, “com sua sensibilidade e determinação, é decisiva para que a iniciativa privada aceite participar do projeto que significa um recomeço consistente para os reeducandos”, finalizou.