Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
JI-PARANÁ, RO - Medidas como o aumento de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e abertura de mais pontos de tratamentos da Covid-19, contratação de serviços especializados e de servidores, dentre outras alternativas de impedimento da proliferação do coronavírus foram temas esclarecedores à população de Ji-Paraná.
As explicações se deram por meio de uma entrevista concedida pelo secretário regional de governo, Everton Esteves, a uma emissora de rádio local, na quarta-feira (13). Rondônia permanece em primeiro lugar no ranking nacional de transparência de informação sobre a doença desde o dia 23 de abril, segundo a Open Knowledge Brasil, instituição que monitora dados e informações relativos à pandemia no país.
O secretário regional enfatizou o comprometimento do governador, coronel Marcos Rocha, em frear a multiplicação da contaminação pelo vírus. Para tanto, “antes a instalação do coronavírus em Rondônia as medidas protetivas indicadas por órgãos científicos nacionais e internacionais foram acolhidas e aplicadas em nível estadual”, salientou.
A rede hospitalar estadual dispõe de 140 leitos para tratamentos clínicos exclusivos à Covid-19, os que não requerem internação em UTI, e está ampliando essa capacidade com um novo hospital de campanha. Outros 83 leitos estão preparados para tratamento da doença agravada. Respiradores e ventiladores mecânicos estão disponíveis aos tratamentos na rede.
O avanço das ações ao enfrentamento envolve diretamente os 52 municípios, que já receberam equipamentos de proteção individual (EPI) para atender as necessidades dos servidores públicos que estão na linha de frente dos atendimentos e tratamentos da doença. Outro ponto destacado pelo secretário regional é a desinfecção da rede hospitalar que favorece limpeza, higiene e reduz a possibilidade de novas contaminações.
“Estamos passando por uma situação inédita nesse começo de século com a pandemia. Tudo ainda é muito novo do ponto de vista científico para o combate e o tratamento da doença. O fato é que o governador Marcos Rocha está conduzindo os trabalhos da melhor maneira com o objetivo de proteger a sociedade no que tange à saúde e a economia”, ressaltou o secretário.