• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Dos 47 casos registrados na Capital do Café, 41 já estão recuperados

O senhor Klério do Barreiros da Linha 11, como é conhecido, foi o quinto caso diagnosticado da doença em Cacoal....


Tribuna Popular

Publicada em: 30/05/2020 17:25:20 - Atualizado

Apesar do número de casos de covid-19 em Cacoal continuarem aumentando ao longo das semanas, a Capital do Café tem se destacado pelo número de pacientes que já se recuperaram da doença no município. Até às 16h30 de quinta-feira (28), conforme apurado pelo Jornal Tribuna Popular, dos 47 casos de covid-19 registrados em Cacoal, 41 desses pacientes já estavam recuperados, considerados pela Prefeitura Municipal como curados da doença.

O senhor Klério do Barreiros da Linha 11, como é conhecido, foi o quinto caso diagnosticado da doença em Cacoal. Ele acredita ter contraído a doença quando precisou ir à Porto Velho, para tratamento de um problema de saúde que ele já enfrentava. Agora curado, através de um vídeo que circulou nas redes sociais o agricultor faz o desabafo!

“Eu queria pedir para que todo mundo se cuide! Essa não é uma doença de brincadeira. Eu mesmo achei que nunca chegaria ao estado em que está. A gente aqui do sítio achou que nunca chegaria aqui, mas chegou. Então usem máscara, tomem os cuidados! Quando precisarem encontrar outras pessoas, estejam protegidos, por vocês e por elas! A gente não sabe onde essa doença pode estar. Eu sou o quinto caso registrado em Cacoal, mas graças a Deus estou melhor e é o que eu desejo para todos”, concluiu!

Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, a faixa etária com maior índice de casos confirmados de Covid-19 em Cacoal está entre os 40 e 59 anos de idade, com 20 pessoas. Na sequencia vem a faixa etária dos 20 aos 39 anos, com 17 cacoalenses com diagnóstico confirmados da doença, seguido pelas crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, com seis registros da doença nesta faixa etária. Entre os idosos com mais de 60 anos, são quatro casos da doença confirmados na Capital do Café.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Cacoal, Célia Calado, as ações rápidas executadas e a atenção dispensada junto àqueles que apresentam qualquer sintoma gripal, tem contribuído para o controle da doença. “Cacoal iniciou as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus desde o dia 19 de março, com barreiras principalmente no aeroporto e rodoviária. Monitorando e rastreando pacientes com algum tipo de síndromes gripais. Continuamos nesse formato, intensificando as ações na Rodoviária e implementando as ações de monitoramento a todos os pacientes suspeitos e com Covid-19”.

Conforme explicou a secretária, todas as unidades de saúde em Cacoal contam com um grupo de trabalho composto por médicos e enfermeiros treinados. “Além disso, semanalmente é realizado, por meio de vídeo conferência, capacitações, a revisão de protocolo e a análise do fluxo de pacientes com todos esses profissionais da rede pública de saúde e particular. 

Todas as unidades públicas e da rede particular realizam o monitoramento e acompanhamento das pessoas com suspeita ou confirmadas com síndromes gripais. A Secretaria também realiza os exames como raios-X, eletrocardiograma e exames complementares aos pacientes que necessitam de uma avaliação mais específica ou que seja feito de uma forma mais peculiar, destaca Célia Calado.

Coronavirus
Diariamente, a prefeita Glaucione Rodrigues e a secretária municipal de saúde Célia Calado, atualizam as informações relacionadas à Covid-19 em lives nas redes sociais

Pacientes Internados

Até a tarde de quinta-feira, haviam 15 pessoas internadas em Cacoal em tratamento contra a covid-19, entre cacoalenses (dois) e pacientes vindos de outros municípios (13).  Desde total, dois pacientes estavam internados na rede privada de saúde e 13 internados no Hospital Regional de Cacoal, sendo que três deles estão em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dois pacientes cacolaenses internados em Cacoal ainda são casos suspeitos da doença. Dos 13 pacientes de outros municípios internados na Capital do Café, dez tem diagnóstico confirmado da doença e três são ainda suspeitos.

Até agora, dos 474 casos suspeitos registrados ao todo em Cacoal, 401 já foram descartados. Além dos 47 casos confirmados, outras 26 pessoas aguardam os resultados dos exames coletados e enviados ao Lacen – Laboratório Central de Rondônia.

Hospital Regional de Cacoal

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), seguindo o plano do Governo de Rondônia de enfrentamento ao coronavírus, tem como referência no interior, para receber os possíveis pacientes graves com Covid-19, o Hospital Regional de Cacoal (HRC) que atende cerca 34 município do interior do Estado.

Para isso, diversas medidas foram adotadas, entre elas a adequação da estrutura física do Hospital, que passou a contar com a Unidade Covid-19, para atendimento aos pacientes que necessitam de internação quando confirmado o diagnóstico, ou casos suspeitos, encaminhados pelas secretarias municipais de saúde.

09.04.2020 Unidade Covid 19 Em Cacoal Imagens Hrc 2

A estrutura é composta por uma tenda externa para triagem de casos encaminhados via regulação estadual, sala de medicação, sala de estabilização, enfermarias com leitos clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) equipadas com respiradores.

A Unidade Covid-19 do HRC conta ainda com sala de equipamentos, vestiários de barreira, sala de espera, rouparia e uma sala de repouso para as equipes em atuação.


Fale conosco