• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 13 de setembro de 2025

PMRO inicia curso para policiais no adestramento de patrulha canina em Cacoal

Mais um curso da Polícia Militar de Rondônia, que treina policiais militares a saber adestrar e combater junto ao cão policial na ação de segurança da comunidade...


asscom

Publicada em: 08/11/2021 14:30:50 - Atualizado

PORTO VELHO – RO - Aconteceu nesta segunda-feira (8), em Cacoal, a aula inaugural do 4º Curso de Cinotecnia oferecido pelo Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado (PMRO). Até o dia 23 de dezembro, 32 alunos inscritos vão participar do curso que tem como objetivo principal habilitar os profissionais da Segurança Pública a exercerem as atividades com cães, com base nos conhecimentos adquiridos no manejo e adestramento dos animais.

O treinamento será ministrado no Canil Central da PM, na sede do 4º Batalhão em Cacoal. Ao todo, serão 300 horas de formação, com aulas teóricas e práticas, de segunda-feira a sábado. Entre as disciplinas estão: Teoria Canina, Técnica e Prática de Adestramento, Noções Técnicas de Faro, Psicologia Canina, Emprego PM do Cão, Noções de Veterinária Canina e Administração de Canis.

“O Canil Central da PM, mais uma vez cumpre uma de suas missões, que é formar novos cinotécnicos. Profissionais que vão usar o conhecimento adquirido para atuar em todas as regiões de Rondônia”, enfatizou o comandante do 4ºBPM, major PM João Carlos Rodrigues Matos.

Atualmente, a PM conta com aproximadamente 40 cães. Os animais são um grande reforço em prol da Segurança Pública, sendo muitas vezes cruciais para a identificação de substâncias ilícitas (drogas), captura de foragidos e de pessoas desaparecidas e ainda diversas outras ações. Em Cacoal, a Polícia Militar também desenvolve o projeto “CãoTerapia”, que neste período de pandemia foi paralisado, mas deve retornar em breve oferecendo terapia assistida por animais.

“Fizemos um grande esforço para oferecer o curso neste final de ano e espero que dia 23, às vésperas do Natal, estejamos todos aqui novamente para a conclusão de mais este Curso de Cinotecnia. Para o ano que vem, a previsão da Polícia Militar é para que sejam ofertados mais dois cursos para a formação de cinotécnicos”, destacou o coordenador regional de Policiamento (CRP), coronel PM Paulo André.

Participam do 4º Curso de Cinotecnia da PM, policiais militares dos batalhões de Ji-Paraná (2ºBPM), Vilhena (3ºBPM), Cacoal (4ºBPM), Guajará-Mirim (6ºBPM), Ariquemes (7ºBPM), Rolim de Moura (10ºBPM), São Miguel do Guaporé (11ºBPM) e do Batalhão de Fronteira e Divisas. O curso conta ainda com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Penal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Fale conosco