Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
GUAJARÁ-MIRIM,RONDÔNIA- Nesta última terça-feira (10) foi comemorado o aniversário de 89 anos da instalação de Guajará-Mirim, município distante cerca de 300 quilômetros de Porto Velho. Como forma de celebrar a data, foi realizada uma solenidade oficial com a participação de civis e militares.
O evento teve a participação de alunos de escola públicas e particulares, o coral da escola Saul Bennesby e até apresentação teatral.
Instalada no dia 10 de abril de 1929 em uma região que na época pertencia ao Mato Grosso, Guajará surgiu devido a extração da borracha, por sua posição estratégica na fronteira com a Bolívia. Atualmente, o município apelidado de Pérola do Mamoré tem cerca de 45 mil habitantes nas zonas urbana e rural.
A senhora Mafalda Flores nasceu na cidade antes da instalação oficial, em 1924, e relembra boas épocas vividas em Guajará. "Antigamento a gente vivia mais a vontade em Guajará. Até nas passeatas você vê que não tem mais. Sete de setembro era a coisa mais linda, vinham as bolivianas com os alunos para desfilar. Antes tinham dois cinemas aqui. Hoje não tem mais nenhum, acabou tudo", lamenta a dona Mafalda.
A região também foi espaço de um importante comércio entre Brasil e Bolívia, como conta o aposentado Virgílio Eguez, que nasceu em Santa Cruz de La Sierra (BOL) mas vive em Guajará há 52 anos.
"Naquela época, de 1969 a 1986, foi bacana o comércio bilateral Brasil com Bolívia. A Bolívia não tinha estrada, então todo o comércio que fluia aqui em Guajará, se vendia muito para a Bolívia. Inclusive eu levava mercadoria, tinha muito comércio. Quando a Bolívia fez a estrada o comércio foi caindo", relembra o boliviano Virgílio.