• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Louise Haufes apresenta pré- candidatura a Subseção da OAB de Ji-Paraná.

Em entrevista ao Rondonoticias, Louise Haufes demonstra conhecimento das necessidades locais da OAB e dos caminhos pelos quais buscará...


Publicada em: 08/10/2021 11:32:10 - Atualizado

Porto Velho – RO - A advogada Louise Haufes, se destaca pela atuação efetiva como Presidente da 3.ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia.

Em entrevista ao Rondonoticias, Louise Haufes demonstra conhecimento das necessidades locais da OAB e dos caminhos pelos quais buscará ancorar seus projetos para advocacia Ji-Paranaense.

Qual é sua motivação para se lançar candidata à presidência da subseção da OAB de Ji-Paraná.

Nossa subseção tiveram três mulheres presidente. As eleições passadas não tivemos mulheres concorrendo a cargo de presidente as eleições locais. Esse é um fato que me traz muita responsabilidade. Eu penso em uma OAB ativa. Estamos tendo uma gestão que preocupou-se com uma OAB mais próxima da sociedade. E eu acredito em uma OAB que seja independente. Não me sinto confortável ver a OAB servindo a governos ou governantes, a OAB dever servir a Advocacia verdadeiramente.

A senhora vem apoiada pelo movimento Vamos Juntos pela Advocacia. A senhora assume uma postura oposicionista a atual gestão da subseção?

A atual gestão é sucessora das últimas gestões, o atual presidente atuou nas gestões anteriores em outros cargos. Mas eu diria que minha posição visa uma OAB representada por advogados e advogadas que sente na pele o dia da advocacia com fidelidade genuína, dinâmica, que avance, inove e se comunique com toda a classe.

A sua pré-candidatura tem o apoio do atual presidente da Seccional Rondônia e advogados e advogadas que nunca se envolveram com eleições de Ordem. Sua candidatura está ligada a alguma causa ou mudanças a atual gestão?

Estamos passando por uma transformação, o avanço da tecnologia está mudando o modo como nós vivemos, o modo como nos relacionamos, o modo como resolvemos os nossos problemas, então a instituição e o profissional que não se reinventar para se colocar inteiro, tendem a perder relevância.

Empunhando a bandeira da ordem jurídica, do estado democrático e consciente as transformações da sociedade brasileira nas suas necessidades de uma advocacia com mais celeridade, resolvi colocar o meu nome à disposição aos colegas advogados e advogadas, para concorrer à presidência da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Ji-Paraná, no intuito do fortalecimento de uma gestão mais presente, diante das demandas no dia a dia da advocacia. Sou advogada militante e conheço os desafios e estou preparada para contribuir.

A senhora buscará compor sua chapa com algum perfil definido de advogados?

Eu entendo que a subseção tem que se sentir representada. Idealizo uma composição de advogados e advogadas militantes, que vivem as trincheiras da advocacia, saibam descrever as dificuldades e tenham desejo de mudança e evolução.

Juntos, iremos estabelecer um novo tempo de aproximação com as instituições afins, como uma das bases norteadora dos ilustres operadores do mundo jurídico.

Como é o trabalho o Tribunal de Ética e Disciplina da seccional Rondônia e que a senhora é a Presidente da 3.ª Turma?

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um instituto essencial à Advocacia, em suas funções de orientação, fiscalização e ao assegurar a transparência do exercício profissional de advogadas e advogados.

A atuação do TED da Secional de Rondônia deu um grande salto nos últimos anos, tornando-se mais efetiva. Na atual gestão da OAB seccional o TED passou a ter 4 turmas de julgamento e vinte membros julgadores efetivos, foram digitalizados a totalidade do acervo e também a implantação do sistema de informática para os processos tramitem pelo meio eletrônico. Tais realizações melhoraram significativamente a produtividade.

O Tribunal de Ética e Disciplina tem uma importância ímpar para a defesa da Advocacia, pois zela pela credibilidade de uma profissão que é essencial à administração da justiça. Quando o Tribunal afasta advogados que descumpriram o Código de Ética Profissional, a Advocacia é preservada.

Para a sociedade, as ações do TED são de suma importância, dado que o advogado acusado de ter violado os princípios do Código de Ética será julgado e, se for o caso, punido, de modo que o cidadão não correrá qualquer risco de prejuízo, por conduta irregular desse profissional.

Será meu compromisso, levar um projeto para que o TED e a ESA se unam para oferecer, permanentemente, aos jovens advogados e advogadas cursos e palestras que versem sobre ética profissional. Como já disse em muitas vezes, advogados revelam em seu comportamento inadequado, mais por desconhecimento as regras e os princípios ético-disciplinares do que, propriamente, por fazê-lo propositadamente.

Porque ser presidente da subseção da OAB de Ji-Paraná?

Coloco meu nome à disposição por ter a clareza da força da OAB e que é possível se colocar mais ao lado da advocacia Ji-Paranaense com foco no seu fortalecimento e representatividade com o fim de garantir ao profissional respeito e dignidade na sua atuação. Precisamos de ter uma OAB representativa, plural e que todos tenham voz. Precisamos trazer para nossa instituição a cara da advocacia.

A eleição para escolha da presidência da OAB, do triênio 2022 a 2024, ocorrerá no dia 23 de novembro deste ano.


Fale conosco