• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

OAB abre processo contra advogado que pediu prisão do jornalista William Bonner

O processo contra Koressawa está no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-DF.


metropoles

Publicada em: 31/01/2022 10:29:00 - Atualizado

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) abriu processo contra o advogado Wilson Koressawa, que recentemente ficou conhecido por pedir a prisão do jornalista William Bonner.

Koressawa é ex-juiz do Tribunal de Justiça do Amapá e promotor aposentado do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Na advocacia, sua atual ocupação, ele coleciona pedidos judiciais considerados por juízes como confusos, completamente descabidos e que incluem teorias conspiratórias e fake news.

O processo contra Koressawa está no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-DF. O presidente do colegiado, Antônio Alberto do Vale Cerqueira, disse que o caso está em análise. Cerqueira afirmou que os processos no TED são sigilosos.

Em março de 2020, Koressawa entrou com ação popular contra todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-os de conspiração para destituir o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao analisar o caso, o juiz da 8ª Vara Federal Cível de Brasília, Francisco Alexandre Ribeiro, disse que a narração dos fatos “está entremeada por pedidos desconexos e ilógicos”.


Fale conosco