Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
O presidente do STF, Luiz Fux (foto), deu aval a um aumento de 5% nos salários de todos os funcionários do Judiciário. O ministro respondeu positivamente a uma consulta feita pelo Planalto sobre o interesse em participar do “reajuste geral” proposto aos servidores.
No ofício, encaminhado a Ciro Nogueira, Fux informa que o impacto financeiro será de R$ 827,9 milhões. O maior custo absoluto será com a Justiça do Trabalho, R$ 326 milhões.
O presidente do Supremo informou ainda que o reajuste exigirá remanejamentos de verbas que não são destinadas a pagamentos obrigatórios, como salários e benefícios da Previdência, no orçamento do Judiciário.
A Federação dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe) disse, em nota, que está tentando marcar uma reunião com Fux. Os servidores do Judiciário pedem uma recomposição de 19,99% em seus vencimentos, que, segundo eles, são referentes às perdas inflacionárias sofridas pela categoria desde 2019.
A proposta de aumento linear de 5% a todos os funcionários foi anunciada pelo governo em abril e alvo de críticas do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL).
No final do mês passado, em entrevista, ele mencionou que a primeira alternativa do governo era dar reajuste somente para policiais e agentes penitenciários, mas que houve insatisfação de outras carreiras e ameaças de judicialização.