• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de junho de 2024

Xi Jinping estende tapete vermelho a Putin em meio aos avanços russos na Ucrânia

Presidente da Rússia – cuja delegação inclui altos funcionários da defesa e segurança – foi recebido por Xi no Grande Salão do Povo de Pequim


CNN

Publicada em: 16/05/2024 10:23:11 - Atualizado

MUNDO: O líder chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin comprometeram-se a aprofundar a sua parceria estratégica em Pequim nesta quinta-feira (16), numa clara demonstração do seu crescente alinhamento à medida que as tropas de Moscou avançam na Ucrânia.

Putin – cuja delegação inclui altos funcionários da defesa e segurança – foi recebido por Xi no Grande Salão do Povo de Pequim com todo o esplendor militar, anunciando o início da visita de Estado de dois dias do presidente russo.

Xi saudou o aprofundamento dos laços entre os dois países, que foram formalizados numa declaração conjunta assinada pelos líderes numa cerimônia durante a tarde, dizendo que iria “injetar um forte impulso” no desenvolvimento das suas relações.

A visita – a primeira incursão de Putin no exterior desde que iniciou um novo mandato como presidente da Rússia na semana passada – é o mais recente sinal de estreitamento das relações, à medida que os dois países unem os seus países mais estreitamente face ao forte atrito com o Ocidente.



Fale conosco