Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024
MUNDO: Amigos do candidato presidencial republicano nos EUA Donald Trump e do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discutiram a realização de uma ligação telefônica entre os dois líderes, de acordo com duas fontes familiarizadas com o assunto.
Uma fonte disse que a ligação poderia ocorrer nesta sexta-feira (19), mas a Reuters não conseguiu determinar imediatamente se a conversa, que seria a primeira desde que o ex-presidente dos EUA deixou a Casa Branca em 2021, foi confirmada.
Na quinta-feira (18), que os dois líderes tinham um telefonema agendado para hoje. A organização de notícias alertou que a agenda do ex-presidente – que estava em Milwaukee para aceitar a nomeação presidencial do Partido Republicano – está sujeita a mudanças frequentes.
Trump disse que acabaria com a guerra na Ucrânia antes mesmo de assumir o cargo em janeiro, caso vencesse a eleição de 5 de novembro, embora não tenha fornecido detalhes de como faria isso.
Um representante da campanha de Trump não quis comentar.
Donald Trump prometeu encerrar as guerras na Ucrânia e em Israel. A fala aconteceu durante discurso na Convenção Nacional do Partido Republicano na quinta-feira.
“Eu acabarei com todas as crises internacionais que o atual governo criou, incluindo a horrível guerra com a Rússia e a Ucrânia, e a guerra causada pelo ataque a Israel, ambas as quais nunca teriam acontecido se eu fosse presidente”, disse.