• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 31 de outubro de 2025

Argentina decreta alerta máximo e envia o Exército à fronteira com o Brasil contra o CV

Argentina decreta alerta máximo e envia o Exército à fronteira com o Brasil contra o CV


terra

Publicada em: 30/10/2025 10:54:50 - Atualizado

O governo argentino ativou um alerta máximo nos postos de fronteira da Argentina com o Brasil, após a Operação Contenção realizada pelas forças de segurança contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.

"Vou emitir o alerta máximo nas fronteiras para que não haja nenhuma travessia (ao território argentino) por parte daqueles que, evidentemente, estejam se deslocando do centro do conflito no Rio de Janeiro", anunciou a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, aos jornalistas na Casa Rosada, sede do governo argentino.

A ministra explicou ainda que a medida implica redobrar a atenção sobre todos os brasileiros que entrarem na Argentina.

"Este alerta máximo significa olhar com quatro olhos para todos os brasileiros que vierem à Argentina, vendo se têm ou não antecedentes (penais), mas sem confundir os turistas com integrantes do Comando Vermelho", diferenciou.

Além do alerta, numa carta, Patricia Bullrich solicita ao Ministério da Defesa o reforço da fronteira com o Brasil, aplicando a teoria da "debandada", quando, cercados pelas forças de segurança, os "narcoterroristas" fogem em busca de refúgio em outras regiões.

"No contexto dos fatos acontecidos no Rio de Janeiro, solicito instruções às forças federais de segurança para reforçar as operações nas zonas de fronteira Leste, Nordeste e Noroeste. É uma medida preventiva derivada da teoria da debandada. Envie aos efetivos alocados na fronteira o manual de reconhecimento de sinais que caracterizam esses grupos narcoterroristas para facilitar as possíveis identificações. Ao mesmo tempo, ativem os contatos com as forças policiais do Brasil e do Paraguai para uma tarefa em conjunto para garantir a troca de informação e de capacidades operacionais", ordena a ministra.

Operação Militar
A ministra põe o foco na Tríplice Fronteira entre Argentina (Puerto Iguazú), Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai (Ciudad del Este), mas o ministro da Defesa, Luis Petri, acrescenta outros dois pontos de fronteira: Andresito (Argentina) e Capanema (Brasil), Bernardo de Irigoyen (Argentina) e Dionísio Cerqueira (Brasil).

O ministro da Defesa acrescentou que vai enviar o Exército à província argentina de Misiones, fronteira com os estados brasileiros Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A equipe de combate a ser enviada consiste em tropas, carros blindados, caminhões militares e helicópteros para tarefas de vigilância, apoio logístico, obtenção de informações, engenharia e construções, comunicações e ciberdefesa, além de suporte aéreo.


Fale conosco