Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 8 de novembro de 2025

MUNDO: O presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, tomará posse no sábado (8), herdando uma economia em turbulência e enfrentando negociações no Legislativo para aprovar reformas necessárias para estabilizar as finanças do país.
Sua vitória marcou uma mudança histórica para a Bolívia após quase duas décadas de governo esquerdista sob o partido Movimento ao Socialismo (MAS).
Embora o partido de Paz seja o maior do Parlamento, não tem maioria em nenhuma das Casas, portanto, ele precisará construir alianças.
No entanto, a nova legislatura, que deverá vigorar até 2030, é dominada por partidos pró-negócios e de direita, o que pode facilitar o caminho para políticas favoráveis ao mercado, segundo analistas.
O presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, estarão entre os participantes da posse de 8 de novembro em La Paz.
O desafio imediato de Paz é garantir o financiamento externo e implementar políticas que podem ser impopulares, incluindo o corte dos subsídios à energia e a adoção de um sistema de taxa de câmbio mais flexível.
"Quando Paz assumir o cargo, ele não terá nenhuma reserva líquida no banco central para importar combustível", disse o economista Juan Sola, da BancTrust & Co.
"Mas os credores multilaterais estão ansiosos para apoiar a Bolívia nesse novo processo."