Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 15 de novembro de 2025

MUNDO: O serviço de segurança da Rússia afirmou ter frustrado um plano da Ucrânia para assassinar um alto funcionário do Kremlin em território russo, enquanto o suposto alvo visitava um cemitério.
A declaração do FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia) surgiu enquanto os moradores de Kiev vivenciavam mais uma noite de intensos ataques aéreos russos que mataram pelo menos cinco pessoas, segundo autoridades ucranianas.
Segundo um comunicado divulgado na sexta-feira (14) pelo FSB, os serviços especiais ucranianos planejavam alvejar o oficial não identificado, descrito como "um dos mais altos funcionários do Estado russo", enquanto ele visitava os túmulos de seus parentes em um cemitério nos arredores de Moscou.
O FSB também afirmou que a Ucrânia está planejando ataques semelhantes dentro da Rússia.
A Ucrânia já reivindicou a responsabilidade pelo assassinato de autoridades russas no passado, incluindo um comandante morto no mês passado na Sibéria.
Segundo autoridades dos respectivos países, tanto a Ucrânia quanto a Rússia lançaram ataques aéreos contra o território uma da outra durante a madrugada de sexta-feira (14).
Em Kiev, as autoridades locais informaram que pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nos últimos ataques. Entre os feridos estavam duas crianças e uma mulher grávida, segundo a administração militar da cidade.
Mais de 15 edifícios foram danificados na capital, incluindo residências e uma unidade médica, acrescentou a nota.