Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 20 de novembro de 2025

MUNDO: O porta-voz do governo da Alemanha disse nesta quarta-feira (19) que a fala do chanceler Friedrich Merz sobre Belém foi tirada de contexto e que ele não vai se desculpar.
Merz disse, na semana passada, ter perguntado a jornalistas que estiveram no Brasil se eles queriam permanecer no país. "Nem uma mão se levantou. Estávamos todos felizes em estar de volta à Alemanha, longe daquele lugar", disse.
O porta-voz afirmou que a fala de Merz está sendo tratada de “forma incriminatória” e que, na verdade, ele se referia ao cansaço da delegação.
Ele afirmou que o Brasil é o parceiro mais importante da Alemanha na América Latina e que a impressão do chanceler sobre "essa viagem muito curta à América Latina, foi bastante positiva".
Pressionado pela imprensa a responder se o chanceler pretende se desculpar e se o governo alemão vê danos à relação entre os países, o porta-voz afirmou: "não para ambos".
"A fala se referia essencialmente ao desejo da delegação, após um voo noturno muito cansativo e um longo dia em Belém, de iniciar também a viagem de volta", disse.
O chanceler Friedrich Merz, por sua vez, disse que teve uma reunião muito boa com o presidente Lula em Belém e que espera encontrá-lo de novo na Cúpula do G-20, na África do Sul.
"Espero que tenhamos outra boa conversa na África do Sul, completamente sem cargas", afirmou.