• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 1 de dezembro de 2025

Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia em mais de um mês, três pessoas morreram

Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, segundo presidente ucraniano; ofensiva acontece em meio a negociações de paz


CNN

Publicada em: 29/11/2025 11:34:38 - Atualizado


MUNDO: A Rússia lançou o maior ataque de drones e mísseis em mais de um mês em toda a Ucrânia, matando pelo menos três pessoas, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste sábado (29).

A ofensiva acontece em meio às negociações de paz entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Uma delegação de Kiev está a caminho dos Estados Unidos para uma nova rodada de conversas sobre um plano de paz apresentado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Do lado ucraniano, as negociações serão lideradas por Rustem Umerov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, nomeado por Zelensky após a renúncia de seu principal assessor na sexta-feira (28). A delegação ucraniana aproveitará os desdobramentos das recentes reuniões em Genebra, disse Zelensky.

Moscou lançou cerca de 36 mísseis e quase 600 drones contra a Ucrânia na noite de sexta-feira para sábado, disse o presidente ucraniano. Grande parte da capital, Kiev, está sem energia.

"Os principais alvos do ataque foram infraestruturas energéticas e instalações civis, com grandes danos e incêndios em edifícios residenciais. Atualmente temos relatos de dezenas de feridos e três mortos", disse Zelensky.

A Força Aérea Ucraniana disse que as forças de defesa derrubaram a maior parte dos projéteis disparados na manhã deste sábado – a maioria deles drones Shahed de fabricação iraniana e drones russos Gerbera de longo alcance.

Os ataques atingiram casas, bem como a rede energética e infraestruturas críticas do país, disse o ministro de Relações Exteriores, Andrii Sybiha, no Telegram. Ele disse que foi “uma noite difícil… particularmente em Kiev”.

Duas pessoas, incluindo um homem de 42 anos, foram mortas na capital e 15 ficaram feridas, incluindo uma criança, disseram as autoridades locais e a polícia. A terceira pessoa, uma mulher de 74 anos, foi morta na região de Kiev, disseram as autoridades locais.



Fale conosco