Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 5 de dezembro de 2025

MUNDO: A Comissão Europeia propôs dar seguimento aos planos de financiar a Ucrânia utilizando bens russos congelados desde o início da guerra, a maior parte deles sob responsabilidade da Bélgica, que manifestou preocupações sobre a proposta nessa quarta-feira (3/12).
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, afirmou que há duas propostas que garantem que “a Ucrânia tenha os meios para se defender e conduzir as negociações de paz a partir de uma posição de força”.
Von der Leyen apresentou um plano de 90 bilhões de euros, destinado a cobrir dois terços das necessidades de financiamento da Ucrânia pelos próximos dois anos. O valor restante, segundo ela, seria assumido por “parceiros internacionais”, de acordo com o jornal The Guardian.
A ajuda poderia ser financiada por meio de empréstimos conjuntos ou por um crédito garantido pelos bens russos congelados — ou ainda por uma combinação das duas alternativas. Apesar da resistência da Bélgica, o uso dos ativos russos é visto como a opção mais viável para cobrir o déficit financeiro da Ucrânia.