• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 7 de dezembro de 2025

Entenda por que Maduro não deve se refugiar no Brasil em caso de fuga da Venezuela

Possibilidade de ditador deixar Venezuela vem crescendo em meio à pressão militar dos Estados Unidos no Caribe


CNN

Publicada em: 06/12/2025 10:33:16 - Atualizado


MUNDO: As movimentações de ativos militares dos Estados Unidos no Caribe aumentaram as chances de que o ditador da Venezuela deixe o país, em uma eventual fuga pressionada por Donald Trump.

A Casa Branca insiste que o chavista saia da Venezuela, dando a oportunidade de que ele escolha o destino e viaje junto a familiares, em segurança.

A informação foi confirmada por um senador à CNN após uma ligação telefônica entre Trump e Maduro que ocorreu há mais ou menos dez dias.

O presidente americano se recusou a dar detalhes sobre a conversa. O líder venezuelano, por outro lado, se limitou a dizer que o diálogo foi respeitoso e cordial e celebrou esforços pela diplomacia.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos oferece US$ 50 milhões por informações que levem à prisão de Maduro, que é acusado pelo governo Trump de integrar grupos criminosos, como o Tren de Aragua.

Maduro, no entanto, nega qualquer plano de sair do território venezuelano e jurou “lealdade absoluta” ao povo.

A CNN Brasil apurou que quatro países poderiam, teoricamente, receber o líder chavista. De forma geral, são nações cujos líderes têm proximidade ideológica com o regime venezuelano.

O Brasil, no entanto, não apareceria na lista como um lugar provável, por alguns motivos:

Momento da diplomacia e situação interna

O presidente Lula (PT) e o ditador Nicolás Maduro já foram próximos, pelo menos publicamente.

Em 2023, primeiro ano do novo mandato do petista, Maduro foi recebido por Lula no Palácio do Planalto, em Brasília, em um encontro que atraiu críticas da oposição.

Mas a relação entre os dois chefes de Estado ficou estremecida no ano seguinte, quando o Itamaraty se negou a reconhecer a suposta vitória de Maduro nas últimas eleições presidenciais.

O Brasil se juntou a outros representantes da comunidade internacional para exigir a divulgação das atas de votação do pleito.

Por isso, diante do momento delicado entre os dois países, escolher refúgio em solo brasileiro pode não ser uma vontade de Maduro no momento.



Fale conosco