Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 6 de janeiro de 2025
Visando liderar a resposta mundial à pandemia do novo coronavírus, os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira, 8, a liberação de mais US$ 225 milhões em assistência médica, humanitária e econômica para fortalecer o combate global à doença. Os EUA já tinham disponibilizado US$ 274 milhões em ajuda.
"Os Estados Unidos são capazes de fornecer assistência impactante a nossos parceiros no exterior, sem prejudicar o fornecimento de suprimentos para o povo americano", diz nota assinada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo. "Manteremos todos os itens médicos necessários nos Estados Unidos até que a demanda doméstica seja atendida", segue Pompeo.
Líderes mundiais têm criticado o governo americano reter a venda de equipamentos médicos, como forma de atender a demanda interna, mas prejudicando o abastecimento de outras nações afetadas pelo novo coronavírus.
Na terça-feira, 7, porém, em coletiva de imprensa, o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, negou que o governo americano esteja agindo dessa maneira.