• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Sobe para 45 o número de mortos e feridos após explosão em hotel Saratoga de Havana

Número de feridos foi atualizado – são 99, dos quais 15 seguem internados e 39 receberam alta


R7

Publicada em: 13/05/2022 15:10:00 - Atualizado


MUNDO - O governo de Cuba informou, nesta sexta-feira (13), que o número de mortos pela explosão no hotel Saratoga, no centro da capital, Havana, chegou a 45 após a identificação do último corpo encontrado, encerrando-se assim os trabalhos de resgate.

O número de feridos também foi atualizado – são 99, dos quais 15 estão internados e 39 receberam alta, segundo dados do Ministério de Saúde Pública da ilha.

Todos os mortos pela explosão são cubanos – incluindo quatro menores e uma mulher grávida –, exceto uma jovem turista espanhola, cujas cinzas já foram repatriadas.

    O estabelecimento não estava aberto ao público no momento da explosão. Dentro do hotel, 51 trabalhadores realizavam os últimos preparativos para sua reabertura, prevista para 10 de maio.

    O governo cubano assegura que a causa da explosão foi um vazamento ocorrido quando um caminhão-tanque de gás liquefeito abastecia um tanque do estabelecimento.

    Por sua vez, o prefeito do município de Havana Vieja, Alexis Acosta, disse que, uma vez concluído o resgate, os prédios vizinhos serão recuperados. Pelo menos 17 edifícios, além do hotel, sofreram danos de vários tipos.

      "Passaremos a outras tarefas prioritárias de recuperação de imóveis, para as quais existe um calendário", explicou.

      O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, decretou nesta quinta-feira (12) dois dias de luto oficial no país, segundo informou o jornal oficial Granma.

      O Saratoga foi construído em 1880 e, a partir de 1911, passou a funcionar como hotel. Sua última restauração ocorreu em 2005.


      Fale conosco