Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Uma Fake News envolvendo um suposto “Toque de Recolher” supostamente emitido pelas autoridades públicas em decorrência de ataques de facções em Porto Velho nesta última semana mobilizou a Polícia Militar de Rondônia – PM/RO.
A PM/RO teve de agir rápido para conter a disseminação da informação falsa nas redes sociais, que já estava causando pânico em muita gente pelos bairros da capital rondoniense, e veiculou uma nota à sociedade desmentindo a Fake News.
“A Polícia Militar de Rondônia vem a público esclarecer que não está emitindo nenhuma advertência relacionada a toque de recolher devido a possíveis ataques na capital. Muito pelo contrário, a PMRO informa que todos podem seguir suas rotinas normalmente, sem problemas, uma vez que a PMRO está nas ruas com diversas operações para garantir a segurança da sociedade de bem”, afirmou a PM/RO.
A utilização de Fake News para aterrorizar as comunidades de áreas com maiores índices de criminalidade vem se tornando comum em Porto Velho. São diversas mensagens em áudio, texto e até vídeo, onde a portovelhenses são alertados a ficarem em casa por conta de possíveis ataques de facções em bairros da cidade.
Quem tiver informações que possam levar a localização dos produtores de Fake News basta acionar o 190 da Polícia Militar.