• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 10 de maio de 2024

Patrulha Maria da Penha chega a capital para ajudar no combate a violência

Projeto objetiva que mulheres tenham medidas protetivas, e se sintam mais seguras


Rayane Cavalcante

Publicada em: 24/10/2018 15:13:29 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Lançada no ano de 2017 no município de Ji-paraná, o Projeto Patrulha Maria da penha iniciou suas atividades há pouco tempo na capital e já mostra resultados positivos.

O Projeto é uma ação de combate à violência doméstica ou familiar e tem como objetivo, fazer com que as mulheres que possuem medidas protetivas destinadas pelo Ministério Público se sintam seguras com acompanhamentos e assistência de policiais.

Em Porto Velho, a Patrulha está instalada no 5º e 9° Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o comandante Wilton Amorim, o atendimento funciona através da verificação do cumprimento de medida protetiva, ou seja, as medidas são encaminhadas para as unidades que ficam responsáveis pelo Projeto e uma equipe passa a fiscalizar o cumprimento das medidas determinadas pelo Poder Judiciário, acompanhando de perto para verificar se agressor está cumprindo com que foi estabelecido, fazendo com que a vítima se sinta acolhida e segura.

Logística

Conforme o comandante, viaturas personalizadas realizam o patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, além de prevenir impedindo que essa prática seja reincidente. Uma equipe fica responsável por esse acompanhamento. “Eles foram escolhidos pelo perfil psicográfico e, após treinamento, são considerados aptos para exercerem as atividades”, complementa.

Na avaliação dele, o Projeto é de extrema importância considerando que em alguns casos, o agressor não obedeça as medidas que foi determinada. “Com o Projeto, além de cumprir a medida, as guarnições oferecem apoio e orientação dos direitos existentes para as vítimas”, explica, ressaltando que, “com a presença policial o agressor se mantem afastado da residência mantendo a vítima em segurança”.


Fale conosco