Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
RONDÔNIA - Os dois detentos que se esconderam na quadra durante o banho de sol e fugiram do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, foram recapturados pela Polícia Militar (PM) nesta quarta-feira (3). A fuga ocorreu durante a noite da última terça-feira (2).
De acordo com o sub-delegado do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Clebs Dias, os dois fugitivos foram recapturados em Rio Crespo (RO).
Depois da fuga, viaturas da PM realizaram buscas pelas proximidades da unidade prisional, mas os presos entraram na mata e não foram encontrados. Mas no final da manhã desta quarta, durante buscas na rodovia de acesso a Rio Crespo, os dois detentos foram recapturados.
Ambos serão levados à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Ariquemes e depois reencaminhados ao presídio.
Dupla usou corda feita com lençois, que foi jogada pelos presos e pularam o pavilhão. — Foto: Divulgação
Claudivan Francisco de Souza, de 28 anos, e Juliano Leite Souza Brasil, de 34 anos, se esconderam em um bueiro de esgoto na quadra e não retornaram para as celas com demais presos. A dupla permaneceu escondida das 16h30 às 19h, quando perceberam que os agentes penitenciários não estavam próximos.
Em seguida, eles pegaram um corda feita com lençóis, que foi jogada pelos presos que estavam nas celas, escalaram e pularam o prédio do pavilhão, que possui a quadra no meio, e tiveram acesso ao pátio.
Os agentes flagraram os presos pulando o pavilhão e foram em direção da dupla para tentar impedir a fuga, mas eles conseguiram escalar e pular as três grades de proteção da unidade e correram em direção a mata.
Esta foi a décima fuga de presos registrada no novo presídio de Ariquemes, inaugurada no final de julho de 2017.
Claudivan Francisco de Souza possui diversas passagens policiais pelo crimes de receptação, posse de arma ilegal e roubo, dos quais cumpria pena no presídio de Ariquemes. Em maio de 2018, Claudivan foi um dos oito detentos que fugiram na sexta fuga registrada na unidade.
Ele foi recapturado em outubro de 2018, após a PM receber uma denúncia de que uma casa localizada no Setor 8, em Ariquemes, estava sendo usada como abrigo de foragidos e que eles estavam planejando um roubo.
Conforme o Tribunal de Justiça de Rondônia, Juliano Leite Souza Brasil foi condenado em fevereiro de 2019 a 11 anos e oito meses de reclusão em regime fechado, por ter praticado um roubo na companhia de uma mulher, em uma propriedade rural de Ariquemes.
Segundo o TJ, Juliano possui várias condenações que ultrapassam a quantia de 80 anos de reclusão, transitadas em julgado.