Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
INTERNACIONAL - O Itamaraty obteve, na manhã desta sexta (5), a confirmação do governo venezuelano de que o brasileiro Jonatan Moisés Diniz está detido em um edifício de segurança do país. Ainda não há informações sobre qual seria este prédio onde o jovem, de 31 anos, é mantido. Seja em uma prisão ou em uma delegacia, a informação é de que o ativista passa bem.
O Consulado brasileiro espera que nas próximas horas receba uma autorização para poder visitar Jonatan, segundo termos da Convenção de Viena sobre Relações Consulares, da qual os dois países são signatários.
Jonatan vive há dois anos nos Estados Unidos e, no fim do ano passado (2017), foi à capital venezuelana, Caracas, para realizar ações sociais com a crianças carentes junto a uma ONG (Organização Não Governamental). O último contato com a família foi no dia 26 de dezembro, quando contou o sucesso que havia sido a ceia de natal realizada para 600 crianças, onde ainda constatou o estado de extrema necessidade no país.
No dia 27 o deputado Diosdado Cabello, tido como o segundo na hierarquia política venezuelana, anunciou, em rede nacional, a prisão do brasileiro sob acusação de cometer crimes contra o governo venezuelano. A família de Jonatan nega a acusação e afirma que ele foi ao país apenas para realizar as ações de caridade.