Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
EUA - Nos Estados Unidos celebra-se esta segunda-feira o Dia de Martin Luther King, um feriado nacional que vai ser aproveitado pelos reclusos dos estabelecimentos prisionais da Florida para iniciarem uma greve de um mês. De acordo o The Guardian, os prisioneiros queixam-se de condições para executarem alguns trabalhos que se assemelham a escravatura moderna.
A revolta dos prisioneiros tem origem no Furacão Irma que devastou o estado da Florida em Setembro. Na altura, muitos reclusos das prisões do estado foram chamados para trabalhar na limpeza dos detritos que se espalharam pela Florida. Esses trabalhos de limpeza foram efetuados sob temperaturas extremamente elevadas.
“O nosso objetivo é fazer com que o governador perceba que contratar empresas para cozinharem, limparem e fazerem trabalhos de manutenção vai custar milhões de dólares ao estado da Florida”, afirma um dos prisioneiros envolvidos num protesto num comunicado divulgado pelo grupo Fight Toxic Prisons.
Alguns ativistas falam em abusos de direitos humanos. “Forçam-nos a trabalha como se tivessem uma arma apontada e não lhes pagam nada. Há uma palavra para isso, chama-se escravatura”, afirmou Paul Wright, diretor do Human Rights Defense Center.
A Florida é o terceiro estado com um maior sistema prisional, composto por 97 mil prisioneiros. É igualmente um dos estados onde a violência nas prisões é mais elevada.