Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Após cumprimento de mando de prisão temporária, em face de 3 vereadores, prefeito e vice-prefeito de Humaitá/AM e outros, a Justiça Federal reviu mandados e concedeu Liberdade ao Vereador Manoel Domingos Santos Neves, Rademacker Chaves (vice-presidente da Casa de Leis) e Aldemir Riça Júnior.
Na manhã dessa terça-feira (27), a Polícia Federal em Rondônia deflagrou a Operação “Lex Talionis”, com o objetivo de coletar provas e de efetuar a prisão de integrantes da associação criminosa que incendiou e destruiu bens móveis e imóveis do Ibama, ICMBio e INCRA, em 27 de outubro do ano passado, em Humaitá, no Sul do Amazonas.
Os ataques ao patrimônio público ocorreram em represália à Operação Ouro Fino, coordenada pela Superintendência do Ibama no Amazonas, que contou com a participação da Marinha do Brasil, do ICMBio, da Força Nacional e do Exército Brasileiro.
Após oitiva e perícia nos aparelho de telefones dos indiciados, a defesa do Vereador Manoel Domingos Santos Neves conseguiu a liberdade de seus cliente com base nos depoimentos de todos os envolvidos e as provas apresentadas pela Polícia Federal.
“Meu cliente foi indiciado de forma precária pois apenas fez parte da comissão da câmara de Vereadores para interceder junto ao Governo do Amazonas e a Superintendência do IBAMA no sentido de apaziguar a relação dos munícipes com a Autarquia que incendiou várias balsas naquele município, ficando comprovado que não participou das manifestações dos depredadores que incendiaram a sede do IBAMA no município” disse o advogado Nando Campos Duarte.
Após analise dos pedidos feito pela defesa do Vereador Manoel Domingos Santos Neves, TRF1 concedeu liberdade ao Vereador Manoel Domingos Santos Neves, Rademacker Chaves (vice-presidente) e Aldemir Riça Júnior.
“A justiça foi feita e estamos aguardando o início do processo judicial, para a devida manifestação. Nosso cliente sofreu o constrangimento da prisão de forma precária, mas após abalizado todos os depoimentos fica claro que não houve qualquer indício de sua participação na depredação do prédio do IBAMA. Nosso cliente está tranquilo e sereno e aguardamos o momento oportuno para apresentar sua defesa”, afirmou o advogado Muryllo Ferri Bastos.
A operação Lex Talionis, foi desencadeada pela Polícia Federal de Rondônia para desarticular integrantes da associação criminosa que incendiou e destruiu prédios públicos públicos, veículos e móveis do Ibama, ICMBio e INCRA, em 27 de outubro do ano passado, em Humaitá, no Sul do Amazonas.
Foram 28 ordens judiciais a serem cumpridas. Sendo 13 mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Os vereadores presos são: Raimundo José C. S., Antonio Carlos M. A., Manoel D. S. N., e Aldemar R. J.
Um vereador e mais dois suspeitos continuam foragidos.
"LEX TALIONIS": PF prende prefeito de Humaitá-AM, seu vice e mais três vereadores
LEX TALIONIS: PF realiza operação para prender criminosos de incêndio no Ibama