• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 30 de novembro de 2024

CONSCIENTIZAÇÃO: Lei Seca e educação juntos pela primeira vez em Porto Velho


Rondonoticias

Publicada em: 30/04/2018 16:23:57 - Atualizado

PORTO VELHO, RONDÔNIA - A ação integrada entre a Fiscalização e Educação do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN foi bastante positiva, na noite de sexta-feira (27).

Durante a realização da Operação Lei Seca, os motoristas que não estavam alcoolizados receberam dicas e orientações de trânsito seguro e foram contemplados com brindes. Participaram da ação, agentes do RENAINF, agentes e educadores da DTET, e policias militares da Companhia Independente de Trânsito da PM.

O Diretor Técnico de Fiscalização do DETRAN, Coronel Cristiano Silva Lisboa, disse que foi um feito inédito e esse novo modelo de ação consiste em humanizar as operações realizadas pela Autarquia. Para o diretor, é preciso ter respeito ao cidadão e mesmo sendo uma operação de segurança pública, se faz necessário tratamento digno para que tenha o efeito esperado.

Lisboa destacou ainda que tanto a Fiscalização quanto a Educação tem objetivos comuns que é a redução de acidentes fatais, diminuindo os índices de mortes. “Estamos nesse enfrentamento em favor da vida e todos os mecanismos disponíveis serão utilizados para tornar o trânsito mais humano e prudente”, afirmou.

O chefe da Divisão de Campanhas Educativas DCE/DTET, Bruno Eduardo, participou da ação e considerou satisfatória. “Tivemos uma receptividade muito boa por parte das pessoas abordadas que não conheciam esse serviço educativo realizado pelo DETRAN”, afirmou.

Outras ações integradas serão realizadas pelas equipes de Fiscalização e Educação de Trânsito, tendo como meta a mudança de comportamento dos condutores. Dentro desse contexto, a Fiscalização também é uma forma de educar o condutor que, mesmo sabendo das normas de trânsito seguro abusa em conduzir sob efeito de álcool, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, disse que essa integração nas atividades reforça outras ações em andamento, como a Motorista Camarada que tem como objetivo de criar a cultura da escolha do motorista da rodada, “aquele que não bebe para conduzir o veículo”, destacou.


Fale conosco