• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 8 de junho de 2025

Foro de São Paulo vai criticar o 'imperialismo americano' mas cobra taxa de inscrição em dólar

Apesar das críticas ao 'imperialismo estadunidense', encontro estipula cobrança por meio da moeda norte-americana


revista oeste

Publicada em: 12/06/2023 18:04:19 - Atualizado

Membros do Foro de São Paulo estipularam uma quantia em dólar para a inscrição do próximo evento, marcado para Brasília. A capital federal vai receber o encontro de esquerda durante os dias 29 e 30 de junho e 1º e 2 de julho.

Mesmo tendo como pauta do grupo a luta contra o “imperialismo estadunidense”, a taxa de participação do evento vai ser cobrada em dólar. Os valores serão de US$ 50 para pessoas físicas e US$ 250 para partidos políticos.

A escolha do Brasil como sede se deve à eleição de um dos líderes do movimento, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. O congresso vai contar com a presença de signatários de ditaduras de esquerda, como o Partido Comunista de Cuba, o Partido Socialista Unido da Venezuela e a Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua.

Criação do Foro de São Paulo e união da esquerda

Criado em 1990 por Lula e Fidel Castro (1926-2016) na capital paulista, o Foro de São Paulo é uma organização política da América Latina.

A união de líderes da ideologia de esquerda na América Latina é justificada formalmente pela necessidade de construir a “integração dos países latino-americanos”. Proteger a natureza, os povos e a soberania, além de “combater os efeitos do neoliberalismo na região” são outros pontos alardeados oficialmente pelo grupo.

Facções criminosas também integram a organização, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Movimento de Esquerda Revolucionária do Chile (MIR).


Fale conosco