• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Senadores criam fundo para compensar perdas de Rondônia com reforma tributária

Até então, apenas o estado do Amazonas seria o beneficiário desse fundo que deve dividir uma fatia de R$ 60 bilhões...


Redação

Publicada em: 10/11/2023 08:22:39 - Atualizado

Imagem: Pedro França/Agência Senado

PORTO VELHO-RO: Entre os estados que irão perder receita com a aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional, Rondônia teve ao menos um alento após a votação no Senado desta última quarta-feira (8).

No apagar das luzes, o senador David Alcolumbre (UB/AP) conseguiu incluir os estados de Rondônia, Amapá, Acre e Roraima, entre os beneficiados do Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Ocidental.

Até então, apenas o estado do Amazonas seria o beneficiário desse fundo que deve dividir uma fatia de R$ 60 bilhões com mais três fundos criados no texto da reforma.

Para que isso fosse possível, foi necessário a aprovação de uma subemenda, que enfrentou oposição dos senadores do Amazonas, insatisfeitos em terem que dividir o bolo com os outros estados.

Porém uma articulação que contou com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que é rondoniense, fez com que o texto fosse aprovado por unanimidade pelo Senado.

A divisão da verba que cada estado receberá desse fundo ainda será definida em Lei Complementar. A expectativa é de mais enfrentamento entre os representantes de cada um desses estados dentro do Congresso Nacional.


Fale conosco