• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

CPI DA SAÚDE: Vereadores trocam acusações e quase saem no tapa durante sessão


Rondonoticias

Publicada em: 05/06/2018 15:34:07 - Atualizado

ARIQUEMES: A friaca que passou por Rondônia no início desta semana não foi suficiente para esfriar os ânimos dos vereadores, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Ariquemes nessa segunda-feira, 04, e a reunião ordinária terminou em bate-boca entre os vereadores Amalec da Costa (PSDB) e Rafael é o Fera (DEM), que só por intervenção dos demais vereadores, por pouco não foi às vias de fato.

A discussão mais acalorada iniciou por conta de um discurso inflamado do vereador Rafael, que busca assinatura dos demais vereadores para instalação de uma CPI para investigar os motivos que levaram à precariedade da saíde no município. Ao receber a recusa do vereador Nairton de Paula (Nairton da Saúde -PP), Rafael esbravejou na tribuna contra o colega dizendo ter “vergonha do vereador, que foi eleito pela saúde mas que não está nem um pouco preocupado com a situação”. Nairton é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e rejeitou o pedido da CPI.

A ofensa ao colega de parlamento, fez com que o experiente vereador Amalec da Costa levantasse da sua cadeira e partisse para cima de Rafael, em defesa de Nairton, acusando Rafael de ter humilhado o parlamentar.

A confusão se avolumou quando o polêmico vereador Ernandes Amorim (PTB), levantou de sua cadeira e em apoio a Rafael, gritou com Amalec, mandando-o calar a boca e acusando de fazer parte do grupo de apoio do prefeito, que não está nem um pouco preocupado com o povo de Ariquemes, mas com os cargos que conseguiram dentro da administração em troca da sustentação do prefeito Thiago Flores (PSL) no legislativo.

Após muitos gritos e trocas de ofensas de todos os lados, a situação foi contornada pelos demais vereadores, que liderados pelo presidente Vanilton Cruz, montaram o bloco do “deixa disso” e esfriaram os ânimos.


Saúde precária

O município de Ariquemes enfrenta uma das suas piores crises na área de saúde. Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Thiago Flores não vem conseguindo contornar a situação. Falta remédios, médicos e enfermeiros nas Unidades básicas de saúde, O Hospital Municipal está em situação precária e superlotado, o Hospital da Criança, que já foi referência no estado, voltou a atender de forma precária depois de um tempo fechado. Cirurgias eletivas tem sido constantemente canceladas ou remarcadas e as mais urgentes estão sendo encaminhadas para Porto Velho.

O município de Ariquemes, que já foi a segunda maior economia do estado, hoje ocupa a quinta colocação. Além da saúde precária, a situação está difícil também na área de Educação com creches fechando por falta de repasse de recursos, a malha viária rural está intransitável em diversas comunidades, há problemas no transporte escolar, o desemprego cresce e a violência tem aumentado.



Fale conosco