• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de julho de 2024

Parceria da deputada Sílvia Cristina com o Ifro assegura R$ 4,9 milhões para apoiar entidades em Rondônia

Projeto Cidadania Plena garante benefícios para 33 instituições


Assessoria

Publicada em: 18/06/2024 11:06:35 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A deputada federal Sílvia Cristina, através de parceria com o Instituto Federal de Rondônia, (Ifro), fez o lançamento do programa Cidadania Plena, que vai assegurar, neste primeiro ano, a destinação de R$ 4,9 milhões para 33 instituições de Rondônia, que atuam no fortalecimento da agricultura, na educação, na saúde, no esporte e cultura.

"A nossa expectativa é de que, no próximo ano, o volume de recursos seja ainda maior, abrangendo mais instituições. Mas, para o primeiro ano do programa, estamos felizes com o que conseguimos alocar, para apoiar entidades com trabalho tão sério, com resultados significativos para a sociedade", destacou a deputada.

Entre as entidades que serão contempladas com recursos alocados pela deputada, e gerenciados pelo Cidadania Plena, estão as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rondônia (AMA-RO), creches, lar de idosos, que atuam com dependentes químicos, associações rurais, associações esportivas ligadas às artes marciais como o karatê, entre outras.

A deputada agradeceu à direção do Ifro, pela parceria e empenho em tornar realidade esse programa que, de forma transparente e efetiva, assegura para entidades recursos essenciais para investimento e custeio.

Esse recurso vai chegar em entidades como as Apaes, o AMA-RO, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Também vai possibilitar o repasse para a compra de implementos agrícolas para associações rurais e apoio às entidades ligadas ao esporte, cultura e o social.

FORMAÇÃO

Sílvia Cristina destacou que parte desse investimento vai ser aplicado na oferta de cursos da ABA, que são essenciais para os profissionais das Apaes e que atuam com pessoas do transtorno do espectro autista.

"Com essa parceria com o Ifro, serão ofertados cursos da ABA para os poderes públicos e escolas, serão 60 cursos. Teremos ainda pós-graduação em neurodivergência e outros cursos no segmento da agricultura", finalizou a deputada.



Fale conosco