Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Nos bastidores da política em período pré-eleitoral tudo é possível, principalmente se o que estiver na reta for a imunidade parlamentar que pode garantir ao cidadão prerrogativas diferenciadas no que diz respeito a processos na justiça. Na caminhada que antecede as convenções partidárias onde serão definidos os candidatos, as articulações políticas partidárias, composições e traições acontecem quase que recorridamente.
Analisando este cenário das alianças que garantam uma eleição sem riscos, o Rondonotícias teve acesso à informação de que numa reunião entre o senador Valdir Raupp e o senador cassado Expedito Junior, teria sido tratados assuntos nada republicanos, como, por exemplo, uma rasteira nas pretensões de candidaturas dos emedebistas de Maurão de Carvalho para o governo Confúcio Moura ao senado.
Na conversa entre os dois moradores de Rolim de Moura, Expedito teria sugerido a Raupp que tente demover o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, da disputa do governo, para que a eleição ficasse polarizada entre Expedito Junior e Acir Gurgacz. Na mesma troca de informações, o senador emedebista teria garantido que Confúcio Moura não será candidato ao senado pelo MDB, por conta do risco de não eleição de nenhum dos dois.
A ideia de demover Confúcio do seu intento de encerrar a carreira política com um mandato de oito anos no Sendo da República não é nova. Desde quando o ex-governador renunciou ao mandato e depois voltou atrás, numa contenda com o então vice-governador Daniel Pereira, Valdir Raupp enfatiza a sua preocupação com dois postulantes ao mesmo cargo, na mesma legenda. Muito embora sejam duas vagas em disputa, é preciso levar em consideração que o MDB não é unanimidade entre a população de Rondônia e que numa dobradinha como esta, nem sempre as duas opções disponíveis agrada o mesmo eleitor.