• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

Presidente do Avante, Jair Montes, analisa eleição dos vereadores de Porto Velho

Jair Montes prevê que, com esse cenário, muitos partidos podem ter dificuldades para eleger..


Redação

Publicada em: 01/10/2024 10:47:53 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O presidente do Avante em Rondônia, Jair Montes, fez uma análise sobre as eleições municipais deste ano, destacando o cenário para a Câmara Municipal de Porto Velho. Segundo ele, a primeira rodada do Conselho Eleitoral será decisiva, elegendo 17 dos 23 vereadores da capital. Isso deixará apenas seis vagas para serem disputadas em uma segunda rodada, em um sistema de distribuição de votos conhecido como "80-20".

Jair Montes prevê que, com esse cenário, muitos partidos podem ter dificuldades para eleger seus representantes devido à falta de uma "sobra da sobra", o que significa que a margem de votos necessária para garantir as vagas restantes será mais estreita. “Minha análise é de que a eleição terminará no Conselho Eleitoral, com a segunda rodada sendo pautada pelo sistema 80-20, e acredito que não haverá sobra de votos suficiente para garantir uma maior diversidade partidária”, afirmou o presidente do Avante.

Além de comentar sobre as eleições, Jair Montes também agradeceu ao governador Marcos Rocha por manter o feriado do dia 2 de outubro, data que marca a instalação do município de Porto Velho. Inicialmente, o governo havia decretado que o feriado seria transferido para sexta-feira, mas, com uma nova decisão, o feriado foi mantido em sua data original. “Agradeço ao governador Marcos Rocha por ter tomado a decisão acertada de manter o feriado no dia 2, respeitando a história de Porto Velho e a sua importância para o Estado e seus cidadãos”, declarou Jair Montes.

Com o feriado confirmado, todas as secretarias do Estado e do município suspenderão suas atividades nesta quarta-feira, em homenagem à instalação de Porto Velho como município. Para Jair Montes, esse é um momento de reflexão sobre o desenvolvimento e os desafios da capital de Rondônia, além de ser uma oportunidade para que todos os moradores celebrem a história e a cultura local.

Que Deus abençoe a todos e que Porto Velho siga em frente com respeito à sua tradição e esperanças renovadas para o futuro, finaliza Jair Montes.


Fale conosco