Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 11 de dezembro de 2024
RONDÔNIA: Pré-candidato ao Senado pelo estado de Rondônia, o agente da PF aposentado e ex-vereador de Porto Velho, Bosco da Federal, apresentou mais uma proposta que pretende levar ao Congresso a partir de 2019, isso caso assuma uma das duas cadeiras ao cargo que estarão abertas no pleito 2018.
Além da segurança pública, um dos seus principais focos de atuação, ele deverá apresentar um projeto que visa colocar um ponto final ao direito do foro privilegiado aos congressistas e governadores. Criado para proteger os parlamentares durante suas falas em tribunas e ações em deferência ao cargo, o foro acabou se tornado escudo de autoridades criminosas para não serem investigadas ou presas por crimes comuns.
De acordo com Bosco da Federal, existe uma grande diferença entre imunidade parlamentar e foro privilegiado, a primeira serve para resguardar o político, já o segundo serve para encobrir criminosos e deve ser sumariamente extinto pelos próximos senadores e deputados federais.
“Hoje, o foro privilegiado serve de proteção para os criminosos corruptos que o utilizam para fugir das garras da justiça, o que é completamente diferente de imunidade parlamentar para uso da tribuna. Sou contra o foro privilegiado ocorrido em qualquer época, todos devem ser submetidos ao judiciário sem privilégio”, afirmou Bosco da Federal.
Para que uma proposta dessa importância seja levada à debate e transformada em Lei, é necessário o apoio massivo da comunidade, fato que deverá ser apresentado no pleito 2018, onde a comunidade poderá definitivamente mudar o triste rumo do atual cenário político no estado de Rondônia.