Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 11 de novembro de 2025

PORTO VELHO-RO: Uma comitiva da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal chega ao estado nesta quinta-feira (13) para investigar denúncias de irregularidades em desocupações de áreas rurais ligadas à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. As reclamações envolvem supostas violações de direitos humanos, fundiários e de gênero contra produtores que afirmam possuir títulos legais das propriedades.
A diligência foi solicitada pelo senador Marcos Rogério (PL-RO) e será conduzida pela presidente da CDH, senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Também participam o presidente do Incra, César Fernando Schiavon, e outras autoridades federais e estaduais.
A agenda começa pela manhã em Alvorada do Oeste, com reunião marcada para as 9h30 no distrito de Terra Boa, onde produtores rurais apresentarão seus relatos. Às 11h, os senadores e representantes do Incra visitarão duas propriedades afetadas por ordens de desocupação.
No período da tarde, a comitiva segue para Jaru, onde, a partir das 14h30, haverá encontro com agricultores da comunidade Jaru-Uaru, no ginásio da Escola Municipal D’Jaru-Uaru.
A visita faz parte das ações da CDH voltadas à mediação de conflitos agrários em regiões de disputa fundiária. O objetivo é apurar se as desintrusões têm sido realizadas dentro da legalidade e garantir que os direitos dos moradores sejam respeitados.