• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 4 de dezembro de 2025

“Metade das minhas emendas é para o produtor rural”, diz deputada Cláudia de Jesus

Ela foi a entrevistada do programa A Voz do Povo desta quinta (4)...


Redação

Publicada em: 04/12/2025 13:02:42 - Atualizado

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quinta-feira (4) recebeu a deputada estadual Cláudia de Jesus-PT para falar sobre as ações desenvolvidas à frente de seu mandato na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), além de compartilhar suas percepções sobre o atual cenário da política rondoniense.

Antes de comentar sobre a importância das ações recentes, a deputada destacou sua satisfação pessoal e espiritual com os resultados alcançados, entre eles a tão sonhada construção da Maternidade de Ji-Paraná.

“Eu só tenho que agradecer a Deus, porque quando eu vejo que um projeto importante, como a maternidade de Ji-Paraná, se torna realidade, além de resolver questões rurais, percebo que o nosso mandato é voltado para a população. Eu estou contente. Sei que um mandato legislativo é um sacerdócio para o povo, e seguimos firmes em nosso trabalho”, afirmou.

Ao abordar o apoio à produção rural, Cláudia de Jesus reforçou a necessidade de políticas permanentes para o setor.

“A gente tem pautado a busca de crédito para a agricultura familiar e temos visto a abertura de linhas importantes do Governo Federal. Mas entendemos que precisamos de uma política de Estado, porque é a agricultura familiar que coloca comida na nossa mesa”, declarou.

Em seguida, ela comentou sobre a destinação de emendas e a responsabilidade do governo estadual na continuidade dessas ações.

“Metade dos meus recursos eu destino para a agricultura familiar. Também tenho cobrado ao Governo que amplie as ações, porque o meu orçamento como deputada não consegue atender a todos que precisam. É através das políticas de Estado que a gente vai fortalecer o campo”, explicou.

Sobre o acesso ao crédito pelo agricultor familiar em Rondônia, a deputada ressaltou a importância dos programas públicos e do fortalecimento da Emater nas ações dentro do campo.

“Sabemos que o produtor precisa de mercado, e hoje temos programas que compram a produção desses agricultores, garantindo uma opção de mercado institucional e ampliando a renda. É necessário ampliar projetos importantes da Emater para melhorar a produção, mas hoje falta orçamento para a entidade”, argumentou.

A deputada também celebrou a conquista histórica de reajuste para os servidores da Emater.

“Há 14 anos os servidores da Emater não tinham aumento salarial, e nós conseguimos um reajuste geral de R$ 1.800 para todos eles. O governador ouviu o nosso pleito. É claro que ainda temos muitas questões a resolver na Emater, mas essa foi uma conquista muito importante para o setor rural”, celebrou.

Ao tratar da regularização fundiária, Cláudia de Jesus criticou a postura da bancada federal de Rondônia.

“É um gargalo, e a bancada de Rondônia está fora da casinha. Parece que está em Brasília apenas para trabalhar contra o Governo e esquece do povo. Quando se trata de regularização fundiária, temos muitas demandas que são de competência do Governo Federal, e a bancada na Câmara apenas critica, mas não apresenta soluções”, afirmou.

Ela destacou ainda a urgência de ações coordenadas entre os órgãos institucionais.

“Os órgãos precisam fazer um levantamento dos maiores problemas envolvendo a regularização fundiária. Com isso, conseguimos resolver a questão das áreas públicas, entregando terra para quem é merecedor e precisa produzir. O nosso povo, que coloca alimento na mesa, não consegue trabalhar porque não tem documentação nem acesso ao crédito rural”, pontuou.

Ao comentar sobre sua agenda do dia, a deputada ressaltou a importância da transparência e do diálogo com a população.

“Hoje temos um compromisso na Universidade Católica fazendo uma prestação de contas, uma ação que eu sempre realizei na vida pública, apresentando onde estão sendo aplicados os nossos recursos do mandato em 2025. Também é o momento de ouvir as pessoas para que a gente continue a nossa missão”, destacou.

Por fim, Cláudia de Jesus relembrou os desafios enfrentados como mulher na política e reforçou a necessidade de mais investimentos na proteção feminina.

“Eu sei o quão penosa foi a caminhada, como mulher, até chegar ao parlamento. Infelizmente, estamos em um estado que mais mata mulheres, e por isso eu tenho cobrado uma política constante de investimento em defesa da mulher. Precisamos de mais orçamento!”, finalizou.

A parlamentar foi bastante saudada pelos ouvintes do programa A VOZ DO POVO. 

Assista A Voz do Povo:


Fale conosco