• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de dezembro de 2025

Lei de autoria do deputado Laerte Gomes reforça diagnóstico precoce do câncer de pele em Rondônia

No próximo dia 13, em Ji-Paraná, acontecerá a Campanha Nacional contra o Câncer de Pele, com exames e diagnósticos gratuitos...


Assessoria

Publicada em: 13/12/2025 11:13:51 - Atualizado

Deputado Laerte Gomes (PSD) / Foto: Arquivo Secom

Com a chegada de mais um Dezembro Laranja, o alerta sobre os cuidados com a pele volta a ganhar destaque em Rondônia. A campanha, instituída oficialmente no estado por meio da Lei 2.293/2016, resultado do Projeto de Lei 271/15, de autoria do deputado Laerte Gomes (PSD), reforça a importância de ações preventivas e do diagnóstico precoce do câncer de pele, doença que mais atinge brasileiros e que, muitas vezes, evolui silenciosamente.

A iniciativa surgiu a partir de uma sugestão dos dermatologistas Dr. Silmar Regis Camarini e Dra. Alessandra Dalla Martha, profissionais de Ji-Paraná que há anos realizam a Campanha Nacional contra o Câncer de Pele e que seguem liderando, em Rondônia, uma grande mobilização em defesa da saúde pública.

Neste ano, a ação está marcada para 13 de dezembro, das 9h às 15h, na Escola Marechal Rondon, em Ji-Paraná, em frente ao Ginásio de Esportes Gerivaldão. Totalmente gratuita, a campanha oferece avaliação dermatológica, triagem, diagnóstico e, quando necessário, biópsia.

“Compareça, cuide da sua saúde e aproveite essa oportunidade de ser avaliado por especialistas”, reforçam os médicos responsáveis pela mobilização.

A Lei do Dezembro Laranja determina que todo o mês de dezembro seja dedicado à conscientização e às ações educativas relacionadas ao câncer de pele. Entre os principais objetivos estão, incentivar o diagnóstico precoce, divulgar sintomas, tipos e tratamentos da doença e estimular visitas periódicas ao dermatologista.

Conscientização que faz a diferença

Inspirado no sucesso de campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Dezembro Laranja fortalece a mensagem de que prevenir ainda é a melhor estratégia. E esse tem sido o foco dos dermatologistas que idealizaram a lei e seguem atuando em mutirões anuais, com o apoio do deputado Laerte Gomes, autor da legislação que consolidou o tema no calendário oficial do estado.

“A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de reduzir mortes, evitar tratamentos invasivos e garantir mais qualidade de vida à população”, concluiu o deputado.


Fale conosco