Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de dezembro de 2025

No dia 16 de dezembro, no Teatro Banzeiros, com a presença do Ministro da Saúde e de diversas autoridades, a Prefeitura de Porto Velho realizou a solenidade de assinatura do contrato de aquisição do Hospital Universitário Municipal. O vereador Dr. Santana esteve presente no evento, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a ampliação do atendimento público à população.
A aquisição do hospital representa um avanço estrutural significativo para o município, que passa a contar, de forma definitiva, com uma unidade hospitalar própria integrada à rede municipal de saúde, ampliando a oferta de serviços de média e alta complexidade. Com perfil universitário, o hospital alia assistência à população, formação de profissionais da saúde e fortalecimento das políticas públicas de saúde em Porto Velho.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, o investimento total na aquisição foi de R$ 39,3 milhões, assegurando a constituição de patrimônio público, maior autonomia administrativa e condições concretas para a ampliação e qualificação dos serviços ofertados pelo SUS. A unidade será administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio de gestão compartilhada, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Durante a solenidade, o vereador Dr. Santana destacou que a iniciativa representa um verdadeiro divisor de águas para a saúde municipal. “Porto Velho sempre sofreu com a falta de uma estrutura hospitalar própria. A aquisição do Hospital Universitário é uma conquista histórica que fortalece o SUS, contribui para desafogar as UPAs e garante atendimento gratuito, humanizado e com mais qualidade para a população”, afirmou o parlamentar.
O vereador também relembrou que sua atuação nessa pauta é resultado de um trabalho contínuo. No dia 20 de fevereiro, Dr. Santana participou de uma reunião estratégica em Brasília, na sede da Ebserh, ao lado de representantes da Sesau, da bancada federal de Rondônia e da UNIR, ocasião em que foram discutidos os encaminhamentos técnicos e institucionais necessários para viabilizar a municipalização e o modelo de gestão do hospital.
Na oportunidade, o parlamentar parabenizou o prefeito Léo Moraes e o secretário municipal de saúde, Jaime Gazola, pela condução responsável do processo e pela importante aquisição, destacando que o avanço representa um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho e demonstra compromisso com o fortalecimento do SUS e com a construção de soluções estruturantes e permanentes para o atendimento da população.
A participação do vereador Dr. Santana na solenidade reafirma seu papel ativo na defesa de políticas públicas estruturantes, valorizando soluções permanentes como a constituição de patrimônio público hospitalar em detrimento de medidas provisórias. A expectativa é que o Hospital Municipal Universitário inaugure um novo capítulo para a saúde de Porto Velho, garantindo mais dignidade, eficiência e acesso aos serviços para a população que mais precisa.
