• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de dezembro de 2025

Confúcio é o único congressista de RO a votar contra os presos do 8 de janeiro

Texto foi aprovado no Senado nesta quarta-feira (17)


Redação

Publicada em: 18/12/2025 09:46:40 - Atualizado

BRASÍLIA (DF) - O senador Confúcio Moura (MDB) foi o único congressista de Rondônia — entre deputados federais e senadores — a votar “não” à chamada PEC da Dosimetria, que reduz as penas aplicadas aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A proposta, que já havia sido aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados, foi votada no Senado nesta quarta-feira (18) e agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Senado, o texto foi aprovado com 48 votos favoráveis. Pela bancada rondoniense, os senadores Marcos Rogério (PL) e Jaime Bagattoli (PL) acompanharam a orientação de suas lideranças partidárias e votaram “sim” à matéria.

Vale destacar que, entre os dez senadores do MDB, sete votaram a favor da PEC, enquanto três — entre eles Confúcio Moura — se posicionaram contra.

Diferentemente do texto aprovado na Câmara dos Deputados, a versão final da PEC restringe a aplicação da dosimetria apenas aos condenados no contexto dos atos golpistas de 8 de janeiro. Na Câmara, o texto tinha um alcance considerado mais amplo.


Fale conosco