Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
Mesa diretora do primeiro Biênio. Fotos: Decom ALE
PORTO VELHO RO - Nessa terça-feira (19), às 15 horas, Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) abre oficialmente o Ano Legislativo e volta às atividades normais. Os trabalhos da Casa de Leis serão marcados nos próximos dois anos pela gestão do presidente eleito para o Biênio de 2019/2020, deputado tucano Laerte Gomes (PSDB). Em 2021 e 2022, o comando da Casa ficará por conta do deputado Alex Redano (PRB).
Dos 24 deputados estaduais que iniciam a Legislatura em 2019, treze foram reeleitos em 2018, e 11 foram eleitos para o 1º mandato (confira lista abaixo). A solenidade, como de praxe, será marcada com a abertura oficial feita pelo governador do estado coronel Marcos Rocha (PSL).
O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) desembargador Walter Waltenberg, e outras autoridades e representantes de instituições do estado também marcarão presença.
De antemão, o novo presidente já adiantou que durante sua gestão, o Legislativo trabalhará em harmonia com o Executivo, mas “sem abrir mão das prerrogativas legislativas”.
Mesa Diretora
Trabalharão à frente da Mesa Diretora do Legislativo neste primeiro Biênio, os também eleitos no último dia 1º, quando os deputados foram empossados: Rosangela Donadon (PDT) 1ª vice-presidente; Cassia das Muletas (PODE) 2ª vice-presidente; Ismael Crispin (PSB) 1º secretário; Dr. Neidson (PMN) 2º secretário; Geraldo da Rondônia (PSC) 3º secretário; e Edson Martins (MDB) 4º secretário.
As Sessões e todos os trabalhos legislativos serão realizados na nova Sede da Assembleia, inaugurada no último dia 22 de janeiro. O legado foi deixado pelo ex-presidente presidente Maurão de Carvalho (MDB), que pleiteou voos mais altos como governador, mas não obteve êxito e fica sem mandato depois de 25 no Poder.
Estrutura
O Palácio Marechal Rondon, que dá nome à nova Sede da ALE conta com dois blocos, sendo um de cinco pavimentos - abrigando todos os setores administrativos e de apoio - e outro de 15 pavimentos, mais um subsolo, além de estacionamento privativo para os parlamentares.
Também há mais dois pavimentos de estacionamento, com 270 vagas cada, destinado aos servidores e visitantes e mais 250 vagas no entorno do prédio, conforme o projeto urbanístico. Serão 11 pavimentos destinados aos gabinetes parlamentares, sendo três por andar, com um pavimento destinado à Presidência.
Todo o prédio conta com sistema de climatização, redes de dados, acessibilidade e amplo espaço ao público. A galeria dispõe de 500 lugares para o público acompanhar as sessões. Há ainda um Auditório para mil pessoas, onde serão realizadas audiências públicas e outras solenidades.
DEPUTADOS DE RONDÔNIA (por ordem alfabética)
REELEITOS
Adelino Follador (DEM)
Aélcio da TV (PP)
Alex Redano (PRB)
Anderson do Singeperon (PROS)
Edson Martins (MDB)
Geraldo da Rondônia (PSC)
Jean Oliveira (MDB)
José Lebrão (MDB)
Laerte Gomes (PSDB)
Lazinho da Fetagro (PT)
Luizinho Goebel (PV)
Dr. Neidson (PMN)
Rosângela Donadon (PDT)
ELEITOS
Adailton Fúria (PSD)
Pastor Alex Silva (PRB)
Cirone da Tozzo (Podemos)
Chiquinho (PSB)
Eyder Brasil (PSL)
Ezequiel Neiva (PTB)
Cássia dos Muletas (Podemos)
Ismael Crispin (PSB)
Jair Montes (PTC)
Jhony Paixão (PRB)
Marcelo Cruz (PTB)