• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Deputado Adailton Fúria denuncia Máfia da Saúde em Rondônia

De acordo com o parlamentar o Governo do Estado está ciente das denúncias. Médicos e envolvidos no esquema já estão sendo investigados


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 26/09/2019 08:13:05 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Arimar de Souza Sá ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas na capital em pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nessa quarta-feira (25), o deputado estadual Adailton Antunes Ferreira (Adailton Fúria/PSD), o parlamentar mais jovem do Legislativo de Rondônia, eleito com 32 anos de idade.

No programa, o deputado, que é presidente da Comissão de Saúde na Assembléia Legislativa de Rondônia, disse que a situação do setor no estado é “péssima”, e frisou: "aliás, nunca funcionou como deveria”.

“Temos um orçamento de quase R$ 2 bilhões, e na prática não se vê a população tendo um atendimento que merece. Temos um quadro na saúde defasado, com profissionais reivindicando melhores condições de trabalho e salários, o que nos preocupa”, reforçou.

Adailton Fúria lembrou que, assim que assumiu o mandato no início do ano, esteve no Hospital João Paulo II e como uma de suas primeiras medidas, solicitou ao secretário de saúde do estado e demais órgãos responsáveis a remoção de pacientes que se aglomeravam até na garagem da Unidade de Saúde para Hospitais Particulares.

A medida paliativa, conforme ressaltou, agora precisa de uma solução concreta, pois de acordo com ele, o cenário de superlotação, incluindo na garagem do João Paulo, está voltando a ser o mesmo. “Estamos recebendo algumas imagens denunciando isso novamente”, lamentou.

Máfia na saúde

No programa, Adailton Fúria denunciou que existe uma grande máfia dentro dos Hospitais de Rondônia, que segundo ele, que torce para o “quanto pior melhor. E melhor para quem? Para os Hospitais e Clínicas particulares”, disse, dando como exemplo, a espera para exames de tomografia de até dois anos em Cacoal e até 60 dias os cidadãos do estado aguardam pela realização de uma cirurgia.

“E neste sentido, as pessoas estão sendo submetidas a venderem a vaquinha, uma moto, um carro, pegar dinheiro emprestado ou financiar, para fazer procedimentos em Hospitais particulares”, explanou, acrescentando que “têm equipamentos que são entregues na Rede Pública em perfeito estado, e dentro de poucos dias, o aparelho quebrado. Uma gravidade sem tamanho, porque temos hoje pessoas ganhando com a desgraça dos outros. Não podemos tapar o sol com a peneira. É preciso denunciar”, retomou, completando: “todos os dias chegam ao nosso conhecimento, pessoas dizendo que existem pessoas dentro dos Hospitais públicos, advogando em favor da Rede particular, falando de ofertas de parcelamentos e facilidades. Precisamos rever isso. Estamos levantando subsídios e provas materiais para que, numa hora oportuna possa haver uma investigação mais precisa por parte da Polícia, pois isso é inadmissível”, disse citando ainda que o Governo do Estado está ciente das denúncias, e que médicos envolvidos no esquema já estão sendo investigados.

Energisa

No programa, o deputado que também falou sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa para investigar possíveis irregularidades e práticas abusivas contra os consumidores de Rondônia e que estariam sendo praticadas pela empresa Energisa, da qual faz parte como membro; CPI do Detran salientando os valores exorbitantes do IPVA pago no estado; denunciou ainda situações no INSS que sendo ele, também tem negado direitos aos cidadãos; e outros assuntos de interesse de todos.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:

A VOZ DO POVO - Entrevista deputado Adailton Fúria


Fale conosco