• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 25 de setembro de 2024

Portaria proibindo pesca é barrada pelo Governador

SEDAM suspende pesca esportiva por 120 dias


observador

Publicada em: 21/04/2020 10:06:00 - Atualizado

PORTO VELHO-RO:  A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) publicou a Portaria n 121, de 17 de abril de 2020, proibindo por 120 dias, a pesca esportiva e recreativa, inclusive a modalidade Pesque e Solte, em Rondônia pelo prazo de 120 dias.

A medida pegou o governador Marcos Rocha de surpresa e classificou a decisão como absurda e que não gostou da decisão unilateral. Ao tomar conhecimento do ato, o chefe do Executivo disse que irá ter uma conversa com o titular da pasta para que ele faça outro ato revogando a suspensão.

“É um absurdo, uma Portaria dessa sem dar conhecimento para mim. Se eu que tô lutando aqui para poder abrir o comércio, lógico com as pessoas usando máscaras, usando a higiene adequada, não faz sentido fechar ou proibir a prática esportiva ou limitar o número de pessoas. Tô mandando fazer um documento revogando esse documento. Tô chateado à beça”, disse o governador em áudio para os jornais da capital. 

A Sedam não deixou claro os motivos da proibição, mas faz menção aos dois decretos do Governo do Estado que dispôs e o que decretou Estado de Calamidade Pública para fins de enfrentamento ao Coronavírus (Covid – 19). As regiões onde estão localizados os maiores pontos de pesca, por exemplo, em Porto Velho, que concentra 90% dos casos do Covid – 19, se localizam nos distritos ribeirinhos (como a região do Baixo Madeira) e zona rural (região de Jacy-Paraná).

São regiões que atraem muitos turistas, inclusive os que vêm de outros estados, o que poderia tornar a atividade potencialmente perigosa para o Estado e para os moradores desses distritos e estâncias turísticas espalhados por toda Rondônia. O viés dessa proibição é a questão do turismo, que sempre gera emprego e renda para as populações tradicionais desses locais, pousadas, restaurantes, e lojas de pesca e navegação especializadas nesse segmento.

Marcos Rocha tem andado enfezado  muito os sites jornalísticos que criticam seu Governo, mas anda dando muitas brechas para que isso aconteça. Os jornais apenas publicam as ações e deslizes para informar a população, mas são vistos como opositores ferrenhos da administração estadual. 

Fiel ao governador, o secretário da SEDAM vem realizando um trabalho considerado de bom nível e certamente não merecia um puxão de orelha em público.

Fonte - Observador



Fale conosco