• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 29 de setembro de 2024

"Tamanho" de João Doria gera crise e rivais internos no PSDB para 2022

Derrota de Aécio em 2014 "abriu caminho" para o surgimento de Doria


ig

Publicada em: 14/02/2021 11:37:42 - Atualizado

Não é de hoje que o nome de João Doria surge sempre quando a lista de possíveis adversários do presidente Jair Bolsonaro no pleito presidencial de 2022 é citada. Novo personagem forte dentro do PSDB, o governador de São Paulo aproveitou espaço deixado pela ausência de alternativas no partido para crescer e se firmar como uma das principais vozes da sigla.

Porém, é exatamente este "crescimento" que tem feito surgir dissidências dentro do PSDB. Nomes como o do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), que perdeu espaço no partido após derrota para Dilma em 2014 e se ver envolvido em escândalos de corrupção e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já trabalham internamente para criar uma "frente de oposição" a Doria e oferecer uma alternativa aos apoiadores.

Leite já confirmou que deverá ser pré-candidato do partido para o pleito de 2022 e conta com o apoio de um grupo de deputados que apoiam tal decisão e pretendem fortalecê-lo no embate. Nesta sexta-feira (12), inclusive, ele teve uma vitória pessoal contra Doria com a confirmação da permanência de Bruno Araújo no cargo de presidente nacional do PSDB, cargo que era almejado pelo governador de São Paulo.

Por outro lado, a ala " pró-Doria " segue firme e conta com o peso de Marco Vinholi, presidente estadual do PSDB em São Paulo, que já afirmou que o governador paulista tem "estatura e responsabilidade para governar o país" e será importante para o processo de "retomada do Brasil".


Fale conosco